keyboard_backspace

Página Inicial

economia

Porto de Itajaí abre 2021 com 6% de crescimento na movimentação em toneladas

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra 18% de aumento

X
Divulgação

O ano de 2021 começou com crescimento no Porto de Itajaí e no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Em nosso porto, a movimentação de cargas alcançou 452 mil toneladas, um aumento de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os números apontam 37.279 TEUs (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento) movimentadas em janeiro deste ano.

No complexo portuário, somado os números de Itajaí e Navegantes, foram movimentados 115.749 TEUs e 1.303.984 toneladas. No comparativo ao mesmo período de 2020, foi registrado um crescimento de 17% na movimentação de TEUs e 18% nas toneladas.

“O Porto de Itajaí é motivo de imenso orgulho e satisfação. Nos últimos quatro anos conseguimos recuperar seu prestígio. Novas linhas foram conquistadas e com isso multiplicamos a movimentação de toneladas e de contêineres. Trabalhamos com os quatro berços e agora estamos atuando pela vinda de navios maiores para todo o complexo, garantindo uma economia cada vez mais forte e potencializando Itajaí no mercado portuário de Santa Catarina e do Brasil”, comemora o prefeito Volnei Morastoni.

Apesar da redução no número de escalas e de contêineres, a movimentação de tonelagem foi maior no período. “Isso quer dizer que movimentamos mais contêineres cheios e navios mais carregados. É muito importante destacar esse crescimento da relação de carga por escala, que foi de 22% no comparativo ao ano passado”, explica o diretor geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz. Para o diretor, os navios mais carregados são uma tendência que se consolida cada vez mais entre os armadores.

Embora o preço do dólar esteja alta, as importações superaram as exportações e corresponderam a 51% do sentido das cargas operadas no complexo. Frango, carnes e madeira e derivados foram os produtos mais exportados. Já os produtos mais importados foram os mecânicos e eletrônicos; plásticos e borrachas; e produtos químicos.

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, avalia a movimentação de janeiro como bastante expressiva. “Historicamente a movimentação portuária do primeiro trimestre do ano tende a manter uma estabilidade, e mesmo com o fechamento da barra em virtude das chuvas, nós conseguimos apresentar um crescimento, indicando que em 2021 nós vamos continuar nesse ritmo”, projeta o superintendente.

Fonte: Clicsc

economia

Santa Catarina alcança o maior valor de produção agropecuária da história

Em 2020 o agronegócio catarinense exportou US$5,7 bilhões, valor 6,7% menor do que em 2019 (US$6,1 bilhões).

economia

Gasolina apresenta primeira queda de preço em 2021 em Itajaí

Além da gasolina, Etanol, diesel e o S10 também apresentaram redução

economia

Mais de meio milhão de declarações de IR foram entregues em Santa Catarina

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia

economia

Indústria de Santa Catarina puxa dois novos recordes de consumo de gás natural

Além disso, o volume médio do mês aumentou 8,58% em relação ao comercializado no mesmo período em 2020.

economia

Pequenos negócios empregaram mais de 22 mil pessoas em Santa Catarina no mês de fevereiro

Somando os meses de janeiro e fevereiro, as micro e pequenas empresas lideram a geração de empregos no ano, com 42.779 empregos gerados

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Geral

Veja o vídeo: Ovelha esquentadinha destrói drone que tentava pastorear rebanho

Uma ovelha um tanto esquentada e valentona acabou com o expediente de um drone pastor em uma fazenda do País de Gales, Reino Unido. O fazendeiro David Ian Jones usava o aparelho voador para pastorear […]

Cidades

Polícia Investiga frigorífico que usava carne vencida em embutidos na Grande Florianópolis

A Polícia Civil de Biguaçu, na Grande Florianópolis, abriu inquérito para investigar um frigorífico que utilizava carnes vencidas em alimentos processados. O estabelecimento foi fiscalizado e autuado pela Vigilância Sanitária da cidade em uma ação […]