keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Porto de Itajaí recebe a maior embarcação da Marinha do Brasil e da América Latina

Embarcação da Marinha do Brasil tem 208,12 metros de comprimento e 30,4 metros de largura

X
Siga-nos no google-news

O berço 4 do Porto de Itajaí recebeu na manhã dessa quinta-feira (21) o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico A 140”. A embarcação da Marinha do Brasil tem 208,12 metros de comprimento e 30,4 metros de largura e é o maior navio a serviço das forças armadas na América Latina.

Vindo do Rio De Janeiro, ele chega à Itajaí com 974 tripulantes, sendo 250 aspirantes a Oficiais e ficará na cidade até sábado (23). A tripulação irá cumprir uma série de exercícios como: operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar e manobras táticas entre navios.

As atividades fazem parte da formação dos aspirantes da Escola Naval, o Aspirantex. A Fragata “União”, que está atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, também chegou na cidade nessa quinta-feira e participará dos treinamentos.

“Essa comissão tem a fase no mar e também tem a fase de porto, que é importante para que eles saibam como o navio opera no mar e também conhecer as cidades, a Zona portuária e as belezas de Itajaí”, ressalta o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, que espera que a passagem pela cidade possa contribuir para que os aspirantes façam uma boa escolha de corpo.

A ampla escolha de corpo, aliás, é um marco histórico para as futuras oficiais da Marinha, que participam do Aspirantex 2021 e estão a bordo do navio “Atlântico A 140”. Pela primeira vez as aspirantes da Escola Naval poderão escolher os Corpos dos Fuzileiros Navais e da Armada. Até então elas eram direcionadas diretamente ao Corpo de Intendentes.

 “Temos cerca de 250 aspirantes a bordo e é um motivo de orgulho para a cidade receber o Aspirantex, que é uma comissão muito tradicional na Marinha do Brasil, para conhecerem a cidade e se familiarizarem a bordo”, destaca o Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Caio Vinicius Cesar Feitosa.

Respeitando as regras para prevenção a Covid-19, após atracação a Capitania dos Portos de Itajaí e Santa Catarina realizou uma breve cerimônia de recepção, com a apresentação da banda Oficial da Marinha, uma visita as instalações da embarcação e um almoço a bordo.

Participaram da cerimônia o Capitão dos Portos de Santa Catarina Capitão de Mar e Guerra Caio Vinicius Cesar Feitosa, o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, o Comandante do Atlântico, Mozart Junqueira Ribeiro, a Vice-Governadora Do Estado de Santa Catarina Daniela Cristina Reinehr, o Prefeito de Itajaí Volnei Morastoni e o Superintendente do Porto de Itajaí Fábio da Veiga.

“Nos honra muito receber esses navios e demonstra o quão importante é o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes para o Brasil, demonstra que a Marinha tem segurança nas nossas instalações por colocar tão esse equipamento atracado e demonstra que a cada vez mais o município de Itajaí estará ligado as atividades náuticas e atividades de Marinha”, enfatiza Fábio da Veiga.

Ele também lembra que para esse ano a Prefeitura de Itajaí, em parceria com a Marinha do Brasil, a Superintendência do Porto de Itajaí e o Instituo Soto, prepara a inauguração do Museu dos Portos e Museu da Marinha.

Para Volnei Morastoni, Itajaí é uma cidade amiga da Marinha pois relaciona com muito êxito uma parceria de longa data entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima:

“Pela vocação da nossa cidade, pelo rio e pelo mar, aqui está a nossa identidade, aqui está a nossa vocação e aqui está a nossa ligação histórica e cultural com a Marinha Brasileira. O Porto tem na Marinha uma referência e a Autoridade Portuária municipal tem essa relação antiga que vamos fortifica-la ainda mais, principalmente com esse grande projeto que é a construção das fragatas, que irá tornar nossa cidade uma referência na construção naval militar”, encerra Volnei. Cumprindo os protocolos de prevenção a Covid-19 não haverá visita pública as embarcações.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Semana Santa: Saiba o que fazer e onde comer no feriadão de Páscoa em Florianópolis

Menus especiais de frutos do mar, ovos de Páscoa, brincadeiras infantis, shows musicais. De Norte ao Sul da Ilha, confira algumas opções de programação para toda família

Geral

Veja sobre o Submarino Tonelero será lançado ao mar hoje

Após o lançamento ao mar, a embarcação passará por uma série de testes para avaliação de seus sistemas de combate, navegação e estabilidade em alto mar

Geral

Moradores de Barra Velha vão receber sardinha de graça na véspera de Sexta-feira Santa

Serão distribuídas gratuitamente 5 toneladas de sardinha congelada

Geral

Sucuri de sete metros que foi gravada com holandês é encontrada morta

A serpente foi localizada com seu corpo significativamente inchado; ela era protagonista de diversos documentários

Geral

Fruki Bebidas lança guaraná de 3 litros e novos sabores de MiniFruki

As novidades vão ao encontro de tendências de mercado que apontam tanto para ocasiões de consumo compartilhado quanto individual

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Balneário Camboriú terá 90% de ocupação hoteleira durante o feriado de Páscoa

Os restaurantes da cidade também devem registrar um crescimento na movimentação de clientes

Infraestrutura

Reparo em adutora irá afetar trânsito e abastecimento de água de Porto Belo

As obras serão realizadas na noite desta quarta-feira (27) e durante a madrugada