keyboard_backspace

Página Inicial

economia

Porto de Itajaí registra crescimento de 42% na movimentação de contêineres

A exportação foi responsável por 52% das cargas, sendo frango, carnes e madeiras e derivados os principais produtos.

X
Prefeitura de Itajaí

O Porto de Itajaí registrou crescimento de 42% na movimentação de contêineres com cargas de importação no primeiro bimestre de 2021. Entre janeiro e fevereiro deste ano foram movimentados 36.399 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 25.600 TEUs no mesmo período de 2020.

“Nesses dois primeiros meses de 2021 tivemos uma queda na movimentação de contêineres vazios. Embora a reposição desses contêineres seja importante por atender uma necessidade do mercado, o contêiner com carga é o que gera a movimentação econômica, no sentido comercial”, explica o diretor geral de operações logísticas da superintendência do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz.

Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, ressalta que a importação dá à receita do município uma considerável contribuição. “Além de demonstrar que o porto continua crescendo, o aumento nas importações é um excelente retorno financeiro para a cidade, através do ICMS”, comenta.

De acordo com o superintendente, nesse momento, em que estão sendo feitos investimentos significativos no combate à Covid-19, o retorno para os cofres municipais é muito importante. Ele destaca também a consolidação de Itajaí na recepção de cargas com alto valor agregado, que tornam o retorno financeiro ainda mais positivo.

“Quero enaltecer a garra, a ousadia e toda a determinação que se vem fazendo, com uma grande união de forças, para manter o porto em movimento, nessa crescente, mesmo em meio a essa pandemia que estamos enfrentando”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Recorde de movimentação no Complexo Portuário

No Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes os 140.141 TEUs movimentados em fevereiro de 2021 tornaram-se um novo recorde histórico de movimentação. O número supera o recorde registrado em novembro de 2020, que foi de 139.451 TEUs.

No comparativo a fevereiro do ano anterior, em que foram movimentados 107.130 TEUs, os índices indicam crescimento de 31%. Já na tonelagem o crescimento foi de 33%, com registro de 1.572.585 toneladas contra 1.178.463 toneladas no mesmo período de 2020.

A exportação foi responsável por 52% das cargas, sendo frango, carnes e madeiras e derivados os principais produtos. Nas importações, que corresponderam a 48% das cargas movimentadas no complexo, os mecânicos e eletrônicos, produtos químicos, têxteis e diversos foram os principais produtos.

Fonte: Clicsc

economia

Sine de Santa Catarina oferece mais de 4,6 mil vagas de emprego nesta semana

As oportunidades estão espalhadas em diversas áreas, em mais de 50 unidades instaladas em SC

economia

Exportações de carne suína em SC batem novo recorde em março

Em março, o estado embarcou 55,7 mil toneladas do produto, 36,6% a mais do que em fevereiro. Na comparação com o mesmo período de 2020, o aumento é de 48%.

economia

SINE de Itapema está com 30 novas vagas de emprego

Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, os interessados podem agendar as entrevistas diretamente com as empresas, pelo site empregabrasil.mte.gov.br ou baixe o aplicativo SINE Fácil

economia

Setor de serviços em Santa Catarina tem alta de 9,9% em fevereiro

O volume de serviços em SC no acumulado de janeiro e fevereiro teve crescimento de 7,5%, o maior entre as 27 Unidades da Federação.

economia

Programa Juro Zero bate recorde histórico em número de operações no Estado

O dado também representa um aumento de 47,8 % se comparado com o mesmo período do ano anterior, que fechou o mês com 1.018 operações.

Mais notícias

Segurança

Carro cai e represa e mãe e filha morrem afogadas em São Bento do Sul

Mãe e filha morreram afogadas depois de uma saída de pista registrada na BR-280, em São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina. O carro em que elas estavam caiu em um lago de […]

Segurança

Mulher mata marido com cinco tiros, alega legítima defesa e é solta pela Justiça

A Justiça de Itajaí mandou soltar a mulher que matou o marido com cinco tiros na madrugada desta terça-feira (20/4). Segundo a defesa dela, ela não aguentava mais apanhar, ser ameaçada de morte e ser […]