Uma operação da Polícia Civil nesta terça-feira (12) afastou do cargo o prefeito da cidade de Sangão, no Sul de Santa Catarina. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) durante a Operação Vale do Silício, que investiga delitos ligados a contratações de informática no município.
Além do afastamento do prefeito, os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão. Um deles foi em uma residência em Sangão e outro na Prefeitura. Foram apreendidos telefones celulares e outros dispositivos de informática, além de dinheiro em espécie sem origem justificada.
Durante a operação, a Polícia Civil também comunicou a Câmara de Vereadores de Sangão sobre o afastamento do prefeito para a tomada de providencias cabíveis. Quem assume o cargo pelos próximos 45 dias é o vice-prefeito, Jaime de Souza (PP).
No decorrer das investigações, a Polícia já cumpriu nove mandados de busca e apreensão, oito prisões, dois afastamentos de servidores e obteve o bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 1,1 milhão.
Além disso, a operação Cartel do Silício, decorrente da investigação e deflagrada em fevereiro deste ano, já cumpriu outros sete mandados de busca e medidas cautelares diversas da prisão.
O objetivo das ações é apurar delitos de fraudes em licitações (mais de 30 processos), peculatos, corrupção passiva, associação criminosa e outros crimes, ligados a compras e serviços no ramo de informática, do município de Sangão.