keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Prefeitura de Florianópolis envia mais de 600 pessoas em situação de rua para às cidades de origem

Processo envolve uma abordagem humanizada, onde a família ou o serviço social do local de origem são contatados.

X
Foto: PMF/Divulgação
Siga-nos no google-news

Em uma ação de responsabilidade social e assistência, a Prefeitura de Florianópolis conseguiu, nos últimos 12 meses, reintegrar cerca de 670 pessoas em situação de rua de volta às suas cidades de origem. O processo envolve uma abordagem humanizada, onde a família ou o serviço social do local de origem são contatados. Apenas com o consentimento do indivíduo, o município procede à compra das passagens para facilitar o retorno.

Entre os reintegrados está Maria (nome fictício para preservar a identidade), que, junto com seu filho bebê, representa uma das 100 pessoas já auxiliadas pela cidade em 2024. Vinda de Porto Alegre após um conflito familiar, Maria encontrou-se sem alternativas e acabou vivendo nas ruas de Florianópolis. Graças à intervenção das equipes de assistência social, mãe e filho puderam se hospedar temporariamente em um hotel providenciado pela prefeitura, até decidirem voluntariamente pelo retorno à cidade natal. A viagem de volta aconteceu na última quinta-feira (15), com a presença e apoio do prefeito Topázio Neto.

O prefeito Topázio Neto destacou a importância dessa iniciativa, refutando a ideia de que tal ação seria ineficaz devido ao constante fluxo de novas pessoas em situação de rua. “Muita gente acha que estamos enxugando gelo, porque à medida que reintegramos essas pessoas, chegam novas. Mas na verdade, estamos evitando um iceberg”, afirmou. Ele ressaltou ainda que todas as reintegrações são realizadas com o consentimento dos envolvidos e que há sempre um serviço de apoio esperando por eles no destino, visando romper o ciclo de vulnerabilidade.

Esta política de reintegração adotada por Florianópolis visa não somente aliviar a situação das pessoas em condição de rua na capital catarinense, mas também promover uma solução mais duradoura e humanizada para o problema.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Geral

Onde está o Papai Noel? Acompanhe a jornada do bom velhinho em tempo real

Serviço de rastreio mostra onde ele está e quantos presentes foram entregues

Geral

Fort Atacadista amplia horário de atendimento no litoral catarinense durante a alta temporada

Lojas de Florianópolis, Balneário Camboriú, Barra Velha, Navegantes e Porto Belo funcionarão em horário especial durante o fim de ano e início de 2025; veja quais são

Geral

Urbano Alimentos aposta em influenciadores para divulgar novo macarrão inspirado no filme Rei Leão

23 criadores de conteúdo receberam press-kits exclusivos para promover o lançamento do macarrão em formato da família Rei Leão, parte da linha Zero Glúten Kids

Eventos, Geral

Noha lança nova coleção de verão em Balneário Camboriú

Badalado coquetel de lançamento movimentou a loja no Balneário Shopping

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil de SC encerra 2024 com mais de 30 operações contra a corrupção

Ações envolveram cinco estados, resultando em 48 prisões e bloqueio de R$ 22 milhões