A operação de desassoreamento dos rios começou na noite desta terça-feira (20/12). A ação tinha sido anunciada pela Prefeita Nilza Simas ainda pela manhã quando decretou situação de emergência na cidade. A ação vai garantir o escoamento das águas e neste primeiro momento atendendo o Rio da Fita e Rio Perequê.
De acordo com Nilza, o Rio Perequê, nunca antes desassoreado, é de competência do Governo Estadual. No entanto, como se trata de um problema antigo, ela decidiu assumir a obra. Ela ainda ressalta que tem respaldo legal para realizar o serviço e que, apesar dos transtornos que podem ser causados, o objetivo final, de resolver a situação dos alagamentos, valerá a pena.
A obra custará aos cofres públicos municipais mais de R$ 30 milhões, e atenderá cinco rios que passam pela cidade. Apesar do valor, a prefeita considera esta uma obra indispensável para conter situações de alagamento na cidade. A previsão do término da obra é para daqui a um ano, conforme informou Nilza em entrevista com a Rádio Cidade.
Durante a entrevista, ela ainda fez um apelo a todos os empresários da construção civil de Itapema. “Temos cerca de 100 pessoas no abrigo, entre crianças e adultos, que perderam muita coisa na semana do Natal, nós não podemos deixar uma família ficar sem geladeira, fogão, em plena véspera de Natal, então empresários, vamos nos organizar”, suplica Nilza.