keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Prefeitura de São José promove o incentivo à alimentação e à agricultura familiar

Atualmente o Município conta com 19 agricultores familiares vinculados, sendo ofertados mais de 30 produtos orgânicos,

X
Fotos: Divulgação Secom/PMSJ
Siga-nos no google-news

O Município de São José conta com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) provenientes da agricultura familiar e que são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Esse programa possui o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura de São José.

Atualmente o Município conta com 19 agricultores familiares vinculados, sendo ofertados mais de 30 produtos orgânicos, estimulando a agricultura familiar e a alimentação saudável de cerca de 210 pessoas em situação de vulnerabilidade social, acolhidas nas entidades parceiras na modalidade de acolhimento institucional em funcionamento em horário integral ofertando todas as refeições, sendo elas: NURREVI, Lar de Zulma, ONG FGA e Orionópolis Catarinense.

“Esse programa oportuniza o fomento à agricultura familiar da nossa cidade e auxilia quem está passando por momentos difíceis. Meu papel, como gestor público, é garantir que a Prefeitura auxilie a todos, garantindo que o Município de São José seja a cidade das oportunidades para os josefenses”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Foram realizadas visitas técnicas a todos os produtores pela Coordenadora Municipal do Programa, a assistente social Kerlen Mignoni da Silva, durante o mês de janeiro, para orientações aos agricultores familiares, bem como a articulação com a EPAGRI e COPAFREN, como forma de captação de produtores e auxílio nas orientações aos produtores, documentação exigida, logística de entrega e vinculação dos mesmos ao programa.

Foram realizadas visitas técnicas a todos os produtores pela Coordenadora Municipal do Programa
O programa foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e a Coordenadoria de Segurança Alimentar, que executa a proposta foi desenvolvida com base na Portaria n° 96, de 22 de setembro de 2020, do Governo Federal, que definiu como limite financeiro do valor de R$ 1.515.000,00 para o Estado, sendo destinado para o Município o aporte financeiro de R$ 197.325,24.

A proposta Estadual foi aprovada no início de fevereiro e as aquisições dos produtos iniciaram em fevereiro. As entregas ocorrerão até o dia 30 de novembro desse ano, que é a validade dAa proposta. As aquisições estão sendo realizadas através da articulação entre a coordenação municipal, produtores e cooperativa, de acordo com a disponibilidade dos produtos, tendo em vista que muitos produtores tiveram prejuízos devido à estiagem no início do ano e posteriormente sofreram com as chuvas que acabaram com toda a produção.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Mais notícias

Grande Florianópolis

Em Florianópolis, Casa Milano Hercílio Luz recebe 12ª edição do coletivo de marcas The House 

O evento será nos dias 10 e 11 de maio, proporcionando uma oportunidade para compras de Dia das Mães e para as estações mais frias do ano

Infraestrutura

Porto Belo inicia projeto de infraestrutura elétrica subterrânea na Praça da Bandeira

A assinatura da Ordem de Serviço para a execução de obras de infraestrutura no local foi realizada nesta terça-feira (23)