keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Preocupação com a droga K9 cresce em SC devido a efeitos devastadores

Os efeitos da droga podem ser ainda piores do que os do crack

Imagem mostra diversos pinos de droga dispostos sobre uma mesa X
Foto: Polícia Civil de São Paulo/Divulgação
Siga-nos no google-news

A droga conhecida como K9 tem gerado preocupação entre as autoridades de segurança em Santa Catarina devido aos seus efeitos devastadores. Embora ainda não tenha sido encontrada no estado, o entorpecente, que tem se espalhado pelas ruas de São Paulo e já foi apreendido em outros estados brasileiros, está sendo monitorado de perto.

De acordo com informações da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), até o momento não foram registradas apreensões da droga em Santa Catarina. As drogas K surgiram em laboratórios nos anos 1980 e são compostas por canabinoides sintéticos. O governo de São Paulo alertou que os efeitos da droga podem ser ainda piores do que os do crack.

Um dos fatores de preocupação é o alto poder de dependência que a droga apresenta, conforme explica o delegado Claúdio Monteiro, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). Apesar de não haver registros de apreensão até o momento, as autoridades estão cientes do problema e acompanhando de perto, acreditando que a K9 possa chegar ao estado em breve.

Santa Catarina tem sido pioneira no que se refere a drogas sintéticas, o que aumenta a possibilidade da chegada da K9 ao estado. No entanto, ainda não é possível determinar quando ela poderá aparecer nas ruas dos municípios catarinenses.

A K9 pode ser consumida de diferentes formas, como em papel borrifado com a substância, em selo, inalada diretamente de uma pipeta, misturada em ervas para fumar ou em sais para inalar. Além da dependência, a droga apresenta um alto potencial para aumentar a depressão, elevar a frequência cardíaca, causar paranoia, alucinações, convulsões e, em casos extremos, levar à morte.

Recentemente, foram apreendidos pacotes contendo 6kg da droga em um aeroporto de Fortaleza, no Ceará, provenientes de São Paulo e com destino às cidades de Fortaleza, Itapajé e Maranguape. Esse avanço acende o alerta para a possível disseminação da K9 em outras regiões do país, incluindo Santa Catarina, onde as autoridades permanecem vigilantes para combater essa ameaça às comunidades.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas

Segurança

Detran alerta para golpes via SMS com mensagens sobre CNH

Mensagens falsas alegam suspensão da CNH e direcionam usuários a sites fraudulentos

Segurança

Operação do GAECO mira tráfico interestadual em sete estados

As investigações começaram em 13 de janeiro de 2023

Segurança

Escola do Oeste de SC cancela aulas após ameaça de ataque

A ameaça foi recebida por por e-mail na noite de terça-feira (12)

Mais notícias

Cultura e Lazer

Festival de Rock agita Beira-Mar de São José no próximo fim de semana

Evento Mundial Rock chega a sua quarta edição neste sábado (23) e domingo (24), com uma programação repleta de Rock N' Roll

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas