Santa Catarina experimentará mudanças drásticas no clima esta semana, com um ciclone e uma frente fria influenciando o tempo, de acordo com a Defesa Civil do Estado. A previsão inclui um aumento na nebulosidade, chuva isolada, possibilidade de temporais localizados e até geada.
Nesta terça-feira (25), o Estado continua sob a influência de um centro de alta pressão, proporcionando um dia de sol com poucas nuvens em Santa Catarina. Contudo, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, pode haver chuvas fracas e isoladas no período da tarde e à noite. Durante a madrugada e a manhã, nevoeiros podem se formar em todo o estado.
As coisas começam a mudar na quarta-feira (26), quando um ciclone se forma entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Este ciclone traz consigo uma frente fria que deve provocar chuva em Santa Catarina a partir da mesma data.
Além disso, a previsão indica a chance de geada na quarta-feira, devido aos ventos de fraca intensidade, com direção norte/noroeste, que devem mudar para sul/sudoeste durante a noite, a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Espera-se que o Estado experimente uma nebulosidade variável com aberturas de sol. No entanto, à tarde, a chegada de uma nova frente fria pode provocar chuvas isoladas.
Os riscos de temporais localizados com raios, granizo e rajadas de vento forte, são altos, principalmente no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, segundo a Defesa Civil.
Há especulações sobre a possibilidade de neve devido ao ciclone, mas o meteorologista da Defesa Civil diz que as temperaturas atuais não são suficientemente baixas para produzir precipitação invernal.
A quinta-feira (27) traz a previsão de pancadas de chuva isoladas e possíveis temporais isolados a partir do final da tarde. Os ventos podem variar de sul a sudeste, com rajadas ocasionais de até 60 km/h no litoral, trazendo um risco baixo para ocorrências associadas aos ventos.
A sexta-feira (28) e o sábado (29) podem trazer pancadas de chuva e possíveis temporais isolados, devido à combinação de um cavado e o fluxo de ar quente e úmido vindo da Amazônia. No entanto, com a aproximação de uma massa de ar frio, o tempo tende a estabilizar no sábado, apresentando sol e variação de nuvens.