keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Presença de deputados em Brasília já é rara a partir desta segunda-feira (06)

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Marcello Casal
Siga-nos no google-news

Congresso chuta a pauta

Os deputados já chutaram o balde de 2021 e disfarçam uma presença em Brasília a partir de hoje, mas focam suas atividades nas bases eleitorais em ritmo de férias – e com foco nas pré-campanhas para ano que vem. A turma ficou aliviada com um Ato da Mesa (218/21) que adiou para 2022 a obrigatoriedade de “votação presencial no mérito das proposições”. Isso quer dizer que as excelências não precisam mais vir a Brasília. Os parlamentares podem continuar a marcar presença e votações remotamente. Já tem gente comprando passagens para praias do México e da Flórida, nos Estados Unidos.

No alambrado

O BB procurou a CBF para oferecer patrocínio à Seleção Feminina de Futebol e os diretores saíram da sede enconstando no alambrado. A entidade esportiva quer dinheiro na conta, não prestação de contas.

Bolsa-Detent

O deputado Loester Trutis (PSL-MS) quer acabar com o famigerado Bolsa-presidiário, que custou R$ 3,6 bi ao Brasil nos últimos seis anos. Seu PL 2.426/21 em tramitação prevê, a priori, a suspensão do pagamento do benefício por quatro anos.

È finita

Com o fim de sua adidância na Embaixada em Roma, o delegado federal Fernando Segovia, ex-diretor geral relâmpago da PF na gestão Michel Temer, pode se lançar candidato à presidência da Fenadepol.

Damares Air

A ministra da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, promove caravanas políticas em jatos da FAB. Dados via Lei de Acesso à Informação mostram plano de voo eleitoral, com passageiros deputados, assessores, secretários. Nos últimos seis meses, 31 deputados caroneiros viajaram com a anfitriã, com média de 12 passageiros por avião.

Lotação aérea

Em 26 de agosto, Damares foi ao Mato Grosso do Sul para conferir “a real situação que assola os indígenas”. Levou a senadora Soraya Vieira Thronicke (PSL-MS), as deputadas Bia Cavassa (PSDB-MS) e Rose Modesto (PSDB-MS), e mais 10 pessoas. Em agenda no Paraná, para “Visita Oficial aos Municípios de Cianorte, Paranavaí e Maringá/PR”, a ministra levou Filipe Barros (PSL-PR) e Ricardo Barros (PP-PR).

Tiros..

Os homicídios por armas de fogo oscilaram misteriosamente de 2015 a 2019, segundo dados do Atlas da Violência. Em 2015, foram 41.817 casos. Em 2016, 44.475 registros (+ 6,4%). No ano seguinte, 47.510 assassinatos (+ 6,8%). Em 2018, redução expressiva de 13% (41.179 casos). Em 2019, mais queda: 30.825 homicídios – menos 5,1%.

..nos dados

O que seria boa notícia é tido como potencial camuflagem da realidade. O Atlas alerta que a redução “deve ser vista com grande cautela”: Desde 2019 o Governo Bolsonaro já editou pelo menos 30 medidas que alteram o modelo de apuração de índices.

Turista na lama

Destinos turísticos internacionais do Sul da Bahia, as paradisíacas Praias do Espelho e de Caraíva, em Porto Seguro, viram inferno para turistas em dias de chuva. Em especial na ‘reta dos búfalos’ – o rio dos Frades alaga a estrada de terra. Há 10 dias, dois caminhões tombados e uma van atolada bloquearam a pista. O Estado empurra a conta para a Prefeitura, e a administração informa que passa o trator.

E você na fila

Game Talks BB, BB Game Series, Stream Battle BB etc. A gama de produtos do bancão oficial para os “gamers” vem de pesquisa do marketing: a instituição precisa investir neste mercado. Jovens consomem cada vez mais produtos via e-games. Enquanto isso, com 28 mil funcionários em home office, o cliente sofre na fila.

‘Refugiados’ daqui

A atenção do brasileiro para imigrantes estrangeiros não é a mesma a “refugiados” dentro do País. Sobrevivem com apoio da Igreja no DF há seis anos sete famílias expulsas por milícias de Campo Grande, no Rio. Um pai foi executado ao fugir para o Piauí. Outro, recusado no programa de proteção a testemunhas e segue escondido.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Ministro Alexandre de Moraes revela planos de atentado contra sua vida

Ministro fez revelações chocantes sobre os planos dos golpistas de 8 de janeiro

Política

Bancada do Vale do Itajaí destina R$ 18 milhões para auxiliar cidades impactadas pelas enchentes

A verba pode ser destinados tanto para ações de combate às cheias como para outras áreas, como saúde, educação e infraestrutura

Mais notícias