keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Presidente da Venezuela anuncia “Gotas Milagrosas 100% eficazes” contra coronavírus

Maduro não apresentou os princípios ativos do medicamento nem qualquer prova científica publicada

X

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou no domingo (24), em pronunciamento em rede de TV estatal, um antiviral capaz de “neutralizar em 100% o coronavírus”. Chamado de Carvativir, o remédio é composto de “gotas milagrosas” que teriam passado por nove meses de estudos em pacientes internados na rede pública de saúde venezuelana.

“Está estabelecida a patente nacional e internacional e o registro sanitário foi feito no país, e posso apresentar o medicamento que neutraliza 100% o coronavírus, o Carvativir, mais conhecido como gotas milagrosas”, disse Maduro, no tradicional pronunciamento dominical na VTV Venezuela, rede de televisão estatal.

Maduro não apresentou os princípios ativos do medicamento nem qualquer prova científica publicada. Ele disse que a fórmula ainda constará em revistas científicas especializadas, além de apresentá-la à Organização Mundial da Saúde (OMS) para obter a sua certificação internacional.

Os ensaios clínicos aconteceram durante nove meses, sendo aplicados em pacientes moderados sem sintomas, em estado grave intubados e nos que apresentavam risco de morte. Os testes aconteceram no Hospital Poliedro de Caracas, e segundo Maduro, todos conseguiram se recuperar da doença.

O novo medicamento é totalmente seguro, diz Maduro, não apresentando efeitos colaterais aos testados. Para evitar o que a Venezuela chama de “grupo de interesses”, as identidades dos cientistas que desenvolveram o estudo estão sob sigilo. Por isso, nenhum membro da saúde participou do anúncio.

“São dez gotas sob a língua a cada quatro horas e o milagre está feito. É um poderoso antiviral que neutraliza o coronavírus, fabricado na Venezuela”, garantiu o presidente.

A Venezuela tem a intenção de iniciar o quanto antes a produção em massa do novo medicamento para ser distribuído na rede pública, privada e em farmácias. O Ministério da Saúde local emitirá resolução oficial incorporando o medicamento aos protocolos diretos de tratamento, oferecidos gratuitamente aos portadores de coronavírus

A proposta do país venezuelano também é exportar aos demais membros da Aliança Bolivariana (ALBA) “Quando pensamos no mundo o fazemos como nosso Cristo Redentor o faria”, afirmou Maduro.

Gabbardo: Ignorância não tem lado

Nas redes sociais, o coordenador executivo do Centro de Contingência de Combate ao Coronavírus de São Paulo, médico João Gabbardo, criticou o anúncio do governo venezuelano.

“A ignorância não tem lado. Pode estar à direita, ao centro e à esquerda”, escreveu o médico, que também atuou no Ministério da Saúde, durante a gestão do ex-ministro Henrique Mandetta.

O médico Marco Túlio, que faz parte do Comitê Voluntário de Combate à Covid-19 no Amapá, que atua na linha de frente ao coronavírus, afirmou que nunca ouviu falar sobre o tratamento apresentado pela Venezuela.

Ele comentou que é necessária a apresentação de mais estudos do país vizinho para a comunidade acadêmica ter dimensão de seus efeitos.

“Qualquer medicamento deste porte, antes da divulgação, deve existir vários estudos em revistas relacionadas a esse efeito. É estranha uma substância totalmente desconhecida ganhar um destaque de ter efeito eficaz. Mesmo as nossas drogas que estão sendo debatidas, como a hidroxcloroquina e ivermectina, tem dezenas de estudosar”, afirmou. sobre elas. Essa droga da Venezuela, nunca ouvi falo.

coronavirus

Idoso de 79 anos morre aguardando por UTI em Santa Catarina

Ele morreu esperando por vaga de UTI e deixa dois filhos, netos e demais familiares e amigos

coronavirus

Itapema aplicou mais de 1500 vacinas contra o coronavírus

O programa está disponível para público-alvo da primeira fase da imunização conforme o Plano Nacional

coronavirus

Itajaí reforça ações de combate e prevenção a Covid-19 nas unidades escolares

O ambulatório está sendo montado em parceria com a Saúde e ficará localizado na Secretaria de Educação.

coronavirus

Santa Catarina entra em lockdown; veja o que está proibido neste fim de semana

Santa Catarina entra em lockdown a partir das 23h desta sexta-feira (5) até às 6h de segunda (8)

coronavirus

MPSC requer proibição de eventos e indenização por danos morais coletivos por realização de bailes em Barra Velha

Mesmo após autuações da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, eventos com bandas são promovidos na Sociedade Mar Azul desrespeitando as regras de combate à pandemia.

Mais notícias

Cidades

Vídeo: Boiada é flagrada no meio da rua em Joinville

Um vídeo inusitado vem chamando a atenção nas redes sociais de catarinenses. Na noite desta sexta-feira (05), uma moradora da Zona Leste de Joinville se espantou quando viu uma boiada curtindo a noite na rua […]

Segurança

Homem é preso por ameaçar esposa com duas facas sob efeito de drogas

Um homem foi preso em flagrante na cidade de Jaraguá do Sul na noite desta sexta-feira (05). Segundo informações, o homem de 31 anos ameaçou a companheira armado com duas facas. Ele estaria sob efeito […]