keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Previsão climática: Inverno termina seco e primavera começa com chuva em SC

De acordo com a análise dos meteorologistas, em agosto, setembro e outubro os catarinenses devem enfrentar episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo e ondas de frio, além da estiagem.

X

A previsão para os próximos três meses indica que o final do inverno catarinense ainda será com chuva abaixo da média, especialmente no Oeste e Meio Oeste. Nestas regiões a chuva segue ocorrendo de forma mal distribuída, persistindo períodos de estiagem. Por outro lado, a primavera deve trazer chuva mais frequente no Litoral e Vale do Itajaí, com índice pluviométrico próximo da média climatológica em todo o Estado.

No dia 19 de julho a Estação Experimental da Epagri em Caçador amanheceu coberta de geada
(foto: André Sezerino / Epagri)

De acordo com a análise dos meteorologistas, em agosto, setembro e outubro os catarinenses devem enfrentar episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo e ondas de frio, além da estiagem. Por isso, a recomendação é o acompanhamento dos avisos meteorológicos publicados no site e redes sociais da Epagri/Ciram.

Temperatura

A temperatura deve ficar próxima da média climatológica no trimestre. São esperadas pelo menos duas ondas de frio intenso até o final do inverno, com formação de geada ampla e temperatura negativa. Ainda pode ocorre neve em agosto, principalmente no Planalto Sul.

Na primavera, sobretudo em outubro, são esperados episódios de frio tardio, com temperatura próxima ou abaixo de zero e formação de geada isolada. Nevoeiros serão frequentes no trimestre, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade sobretudo no período noturno, madrugada e amanhecer.

Média de chuva

O inverno típico em Santa Catarina tem pouca chuva em agosto, com dias secos e ensolarados. O risco de temporal com granizo e ventania diminui, mas pode estar associado à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), mais comuns a partir de setembro.

Em agosto, a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150mm no Vale do Itajaí e Litoral. Em setembro inicia a época de chuvas de primavera, com totais de precipitação mais elevados. Os totais de chuva em setembro variam de 150 a 210mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 170mm nas demais regiões. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280mm no Oeste e Meio Oeste e de 140 a 180mm nas demais regiões

Os ciclones extratropicais atuam com frequência no trimestre entre o litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indica manutenção do La Niña até o final do ano.  

Fonte: Clicsc

Geral

Luta entre cobra mais venenosa e maior cobra do mundo acaba sem vencedora; veja

Em uma luta entre uma naja-rei – a cobra mais venenosa do mundo – e uma píton, a maior cobra do mundo, quem termina como vencedor?

Geral

Defesa Civil emite alerta de temporais e descargas elétricas neste sábado em Santa Catarina

A tempestade surge da combinação de umidade e temperaturas elevadas

Geral

Chuvas fortes fazem jazigo desmoronar e cair em terreno ao lado de cemitério

Segundo informações, o incidente ocorreu por conta de uma escavação no terreno ao lado

Geral

Caminhoneiro morre após cair em ribanceira de 100 metros na SC-418

Quando as equipes dos Bombeiros Voluntários chegaram no local, o motorista já estava morto

Geral

Apesar das chuvas dos últimos dias, efeitos da estiagem persistem em SC

Do Oeste ao Litoral Sul, os volumes registrados na primeira quinzena de setembro variaram de 60 a 100 mm, com acumulados pontuais que superaram 125 mm

Mais notícias

Segurança

Bebê com hematoma é levado morto para UPA de SC e pais são presos em flagrante

Pai da criança, um homem de 19 anos, relatou que a esposa, 17, deixou o bebê com ele para comprar um lanche

coronavirus

Coronavírus em SC: Estado confirma 1.169.031 casos e 19.075 mortes

Na comparação com o boletim anterior, diminuiu em 26 o número de casos ativos e há 8 óbitos adicionais