keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Primeira forte massa de ar polar do ano chega em SC no dia 31 de maio

Próximo final de semana será de frio intenso em Santa Catarina

X

Apaixonados pelo inverno, podem comemorar! Isso porque no próximo final de semana a previsão é de muito frio no Sul do Brasil. A previsão do site de meteorologia MetSul indica que a primeira massa de ar polar do ano chegará no dia 31 de maio. Antes disso, entre os dias 28 e 29 de maio, há chances de chuva, devido a um cavado – área alongada de baixa pressão – e a passagem de uma frente fria.

Nas simulações computadorizadas do MetSul, as indicações mostram a incursão de um forte ar polar de trajetória continental ingressando no território brasileiro na virada do mês. Várias massas de ar frio já alcançaram o Centro-Sul do Brasil neste outono e provocaram um alto número de dias com mínimas negativas até agora na estação.

Ocorre que estas incursões não chegaram a ser muito fortes e o ar muito seco associado foi determinante para as mínimas muito baixas. Isso fez com que as madrugadas fossem muito frias, mas as tardes agradáveis. Quando uma massa de ar polar de maior intensidade atua o dia todo tende a ser frio com mínimas e máximas baixas mesmo com sol.

Os dados analisados apontam que esta massa de ar polar derrubará a temperatura não apenas no Sul do Brasil, mas também no Centro-Oeste e parte do Norte com friagem no final deste mês e no começo de junho. Com isso, não apenas capitais como Porto Alegre ou Curitiba teriam frio, mas também cidades como São Paulo e Campo Grande.

Em suas últimas projeções, o modelo europeu chega a indicar mínimas de 3ºC para Porto Alegre e ao redor de 0ºC para a região metropolitana no final de maio e início de junho. Para o interior, mínimas abaixo de zero em grande número de municípios com marcas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC nos locais de maior altitude do Estado. Nenhum dado hoje aponta neve, mas apenas geada generalizada.

É ÉPOCA PARA A PRIMEIRA FORTE MASSA DE AR POLAR DO ANO

As primeiras incursões de ar mais gelado do ano costumam ocorrer na segunda metade de maio e durante o mês de junho, logo concretizando-se as projeções o ar polar mais forte estaria chegando na época tradicional. Vale lembrar, em um contexto histórico, que o fim de maio de 1979 teve uma poderosa erupção de ar polar no Sul do Brasil. Foi o evento que ficou conhecido por trazer neve no jogo do Esportivo e do Grêmio em Bento Gonçalves (leia mais).

O denominado inverno climático está distante apenas uma semana, ademais. Diferente do inverno astronômico, o chamado inverno climático é compreendido pelo trimestre de junho a agosto (JJA). É usado como referência na climatologia mundial, no caso do Hemisfério Sul, para análise de temperatura. Assim, se pelo critério astronômico falta quase um mês para o começo da estação fria, pelo critério climático ela é iminente.

Geral

Recepcionista da Prefeitura de Tijucas é pedida em namoro com faixa e buquê de flores no trabalho

O clima foi de romance no amanhecer de terça-feira (22) no paço municipal da Prefeitura de Tijucas. Enquanto trabalhava, a recepcionista Thayrinne Passos foi surpreendida no trabalho por um pedido de namoro inusitado! O pretendente […]

Geral

UniAvan participa da próxima edição da ExpoeduVirtual Internacional Brasil 2021

Todos os alunos podem participar gratuitamente do evento que será 100% on-line

Geral

Raro gamba albino é resgatado em Porto Belo

O Gambá albino está sendo acompanhado pelo biólogo e pela Veterinária do GOR

Geral

Após um ano do julgamento dos royalties no STF, SC ainda trava luta judicial por recursos

O indicativo de receber R$ 300 milhões correspondia apenas aos valores depositados ao Paraná, com correção monetária, mas sem juros.

Geral

Tribunal do Júri condena três integrantes de facção criminosa que decapitaram rival e filmaram o crime em SC

Após matar a vítima, o grupo decapitou e enterrou o corpo na tentativa de ocultar o crime. O cadáver só foi encontrado no dia 30 de janeiro de 2019.

Mais notícias

Segurança

Homem morre eletrocutado tentando furtar fio elétrico em Itajaí

Para derrubar a fiação, que fica a uma altura de aproximadamente quatro metros, ele usou um pedaço de madeira com um cano com uma serra na ponta