Página Inicial
BrasilPrimeiro caso no Brasil de fungo fatal resistente a medicamentos preocupa a Anvisa
Candida auris é uma espécie de fungo identificado pela primeira vez na década de 2010

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota onde alertou sobre o diagnóstico do primeiro caso de infecção pelo Candida auris (C.auris) no Brasil. O diagnóstico ocorreu em um adulto internado na Bahia e foi confirmado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O alerta da Anvisa informa que o fungo representa uma grave ameaça à saúde global, e que já havia emitido um alerta de risco anteriormente, em 2017. O alerta foi feito em função de relatos de surtos da doença causada pelo C. auris na América Latina comunicados pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), da OMS (Organização Mundial da Saúde).
A Anvisa trabalha para revisar o comunicado de risco emitido anteriormente e informa que uma força-tarefa nacional já está organizada.
“A Agência está trabalhando para contemplar a nova situação epidemiológica do país, a inclusão de outros laboratórios como referência para a rede nacional e as novas evidências científicas disponíveis. Recomendamos que os serviços de saúde e laboratórios de microbiologia estejam alertas às orientações”, registra a nota.
O Candida auris
Candida auris é uma espécie de fungo identificado pela primeira vez na década de 2010. Foi descrito em 2009, na Coreia do Sul, aparecendo mais tarde no Japão. Logo começaram a surgir surtos na Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido e na Espanha.
Em 2015, passou a chamar atenção da comunidade médica após se espalhar por um hospital nos arredores de Londres. Desde então, vem se tornando uma preocupação dos médicos de todo o mundo, devido a sua alta resistência a medicamentos antifúngicos.
Segundo a Food and Drug Administration (FDA) a C. auris é uma levedura que pode causar infecções graves em pacientes hospitalizados (por exemplo, infecções da corrente sanguínea).
Ela pode acometer muitos locais do corpo, incluindo, além da corrente sanguínea, o aparelho urinário, respiratório, a vesícula biliar, locais com ferimentos e o canal auditivo externo.
Notícias Relacionadas
Aluna de autoescola derruba muro e é reprovada em teste de direção
Uma aluna derrubou um muro durante a prova de direção para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Ibatiba (ES), na quarta-feira (13). Além da condutora do carro da autoescola, dois avaliadores do Departamento […]
Mulher é encontrada morta dentro de cama box
Assassinado teria dormido sobre o corpo por cerca de duas noites
Onze animais, entre cães e gatos, são encontrados mortos em apartamento
A jovem de 22 anos responsável pelos animais foi internada em uma clínica psiquiátrica no sábado
Covid-19: Brasil chega a 8,13 milhões de casos e tem 203,5 mil mortes
Pacientes recuperados da doença são mais de 7, 2 milhões
SUS terá exclusividade sobre a CoronaVac, afirma Ministério da Saúde
Todas as doses produzidas ou importadas pelo Instituto Butantan serão distribuídas exclusivamente pelo SUS
Mais notícias
-
Boto-cinza encalha morto na Beira Mar Norte em Florianópolis
-
Casal se aproxima de criança e envenena com agulha; caso é investigado
-
Homem é preso em Porto Belo após agredir mulher com tijoladas
-
Incêndio é registrado em residência de Porto Belo
-
“Após chegada da vacina, Estado irá enviar doses em 24 horas aos municípios”, diz governador