keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Primeiro caso no Brasil de fungo fatal resistente a medicamentos preocupa a Anvisa

Candida auris é uma espécie de fungo identificado pela primeira vez na década de 2010

X

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota onde alertou sobre o diagnóstico do primeiro caso de infecção pelo Candida auris (C.auris) no Brasil. O diagnóstico ocorreu em um adulto internado na Bahia e foi confirmado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O alerta da Anvisa informa que o fungo representa uma grave ameaça à saúde global, e que já havia emitido um alerta de risco anteriormente, em 2017. O alerta foi feito em função de relatos de surtos da doença causada pelo C. auris na América Latina comunicados pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A Anvisa trabalha para revisar o comunicado de risco emitido anteriormente e informa que uma força-tarefa nacional já está organizada.

“A Agência está trabalhando para contemplar a nova situação epidemiológica do país, a inclusão de outros laboratórios como referência para a rede nacional e as novas evidências científicas disponíveis. Recomendamos que os serviços de saúde e laboratórios de microbiologia estejam alertas às orientações”, registra a nota.

O Candida auris

Candida auris é uma espécie de fungo identificado pela primeira vez na década de 2010. Foi descrito em 2009, na Coreia do Sul, aparecendo mais tarde no Japão. Logo começaram a surgir surtos na Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido e na Espanha.

Em 2015, passou a chamar atenção da comunidade médica após se espalhar por um hospital nos arredores de Londres. Desde então, vem se tornando uma preocupação dos médicos de todo o mundo, devido a sua alta resistência a medicamentos antifúngicos.

Segundo a Food and Drug Administration (FDA) a C. auris é uma levedura que pode causar infecções graves em pacientes hospitalizados (por exemplo, infecções da corrente sanguínea).

Ela pode acometer muitos locais do corpo, incluindo, além da corrente sanguínea, o aparelho urinário, respiratório, a vesícula biliar, locais com ferimentos e o canal auditivo externo.

Brasil

Aluna de autoescola derruba muro e é reprovada em teste de direção

Uma aluna derrubou um muro durante a prova de direção para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Ibatiba (ES), na quarta-feira (13). Além da condutora do carro da autoescola, dois avaliadores do Departamento […]

Brasil

Mulher é encontrada morta dentro de cama box

Assassinado teria dormido sobre o corpo por cerca de duas noites

Brasil

Onze animais, entre cães e gatos, são encontrados mortos em apartamento

A jovem de 22 anos responsável pelos animais foi internada em uma clínica psiquiátrica no sábado

Brasil

Covid-19: Brasil chega a 8,13 milhões de casos e tem 203,5 mil mortes

Pacientes recuperados da doença são mais de 7, 2 milhões

Brasil

SUS terá exclusividade sobre a CoronaVac, afirma Ministério da Saúde

Todas as doses produzidas ou importadas pelo Instituto Butantan serão distribuídas exclusivamente pelo SUS

Mais notícias