keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Primeiro grande lanço de cardume da temporada da tainha é registrado em BC

A pesca da tainha é um dos tesouros do patrimônio cultural, reconhecida em lei municipal e estadual.

X
Fotos: Vitor Hugo Serpa

Na manhã desta quarta-feira (16), foi registrado o primeiro grande lanço de cardume da temporada da pesca da tainha em Balneário Camboriú, que iniciou no dia 1º de maio. No Rancho de Taquaras, na Praia de Taquaras, voluntários se reuniram para ajudar os pescadores a içar as quatro redes que estavam no mar. Ao todo, foram arrastadas 4.520 tainhas.

O pescador Jair Euflorzino se emociona ao falar da safra. “Para nós, que nascemos e crescemos pescando tainha, é comovente presenciar o primeiro grande cardume da temporada e, ainda por cima, presenciar toda a comunidade ajudando”, conta. “Ano passado não chegou a mil peixes durante toda a safra. Com hoje, somamos mais de cinco mil tainhas pescadas”.

Jair, que é filho de Eládio, o pescador mais antigo de Taquaras reconhece o trabalho da equipe de Fiscalização Ambiental. “Todo esse pessoal tem feito um trabalho incrível fiscalizando a pesca irregular, o que proporciona a nós pescadores uma temporada mais segura e eficiente”, compartilha.

A pesca da tainha é um dos tesouros do patrimônio cultural, reconhecida em lei municipal e estadual. Ela é fruto de um esforço coletivo da comunidade, que envolve o conhecimento empírico sobre a natureza, o fazer a malha da rede, uso das canoas tainheiras, feitas de um pau só de guarapuvu. Algumas destas canoas são centenárias e passam de pai para filho por muitas gerações.

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, tem apoiado esta manifestação, com estruturas como tendas, material informativo e divulgação. A temporada de pesca da tainha compreende o período de 1º de maio até 31 de julho.

Fonte: Clicsc

Geral

Frio intenso poderá congelar água das torneiras em Santa Catarina

Autoridades estão em estado de alerta por conta da massa de ar polar que chegará a Santa Catarina

Geral

Frio extremo: SC deve registrar -7ºC em 80% do Estado e Defesa Civil debate ações

“Situação muito mais grave do que as previsões estão confirmando”, chefe da Defesa Civil

Geral

Banco é condenado a indenizar empresa vítima de fraude ao pagar dívida por boleto em SC

A decisão foi da 6ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em matéria sob relatoria do desembargador Stanley da Silva Braga, que condenou o banco ao pagamento de R$ 10.579,80 por danos materiais

Geral

Trânsito na Marginal Oeste é alterado no primeiro túnel de acesso a Meia Praia, em Itapema

A via passará a ter apenas uma pista liberada até a entrada do túnel. A Rua 414 será sentido Marginal - Bairro e a Rua 416 sentido Bairro - Marginal.

Mais notícias

Esportes

Grupo de capoeira realiza evento para a família em Itapema

O evento contou com apresentações de capoeira, um momento de contação de história da manifestação cultural e um piquenique entre os presentes

Política

Presidente da Câmara de Itapema sugere força-tarefa para atender moradores de rua durante onda de frio histórica

A forte queda de temperatura prevista a partir desta terça, dia 28/07, motivou a iniciativa do parlamentar, que pede à Prefeitura urgência na divulgação de orientações sobre como ajudar e também alertas à população