keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Projeto confirma que plástico é o principal poluente dos costões de Balneário Camboriú

A identificação e limpeza dos pontos que acumulam resíduos nos costões rochosos começaram em agosto de 2021 e terminaram em junho de 2022

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

O plástico é o principal resíduo presente nos costões e praias da orla de Balneário Camboriú, encontrando-se em maior quantidade fora da água. Essa é uma das conclusões do projeto “Identificação dos Pontos Críticos de Escape de Resíduos, Limpeza dos Costões de Balneário Camboriú e Quantificação dos Resíduos Coletados”.

A identificação e limpeza dos pontos que acumulam resíduos nos costões rochosos começaram em agosto de 2021 e terminaram em junho de 2022, a cargo da Univali, contratada para o serviço por meio de um chamamento público aberto pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam). O trabalho, executado pelo Laboratório de Mergulho Científico da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT), ocorreu em 13 pontos do litoral do município previamente demarcados, em áreas emersas (fora da água) e submersas. Os costões rochosos são regiões de transição entre os meios terrestres e marinhos.

Ao longo do período de pesquisa, foram coletados 15.654 itens. Desse montante, 38% do material era plástico (sacos plásticos, tampinhas de garrafa, copo, embalagens, hastes de cotonete, entre outros), seguido de plástico espumoso (19%), vidro/cerâmica (18%) e material de pesca (11%). Quanto ao ambiente em que foram encontrados, 90% dos itens estavam emersos. Em relação ao peso do material coletado, 1.229,42 quilos, 64% estava fora da água. Considerando apenas as coletas subaquáticas, predominou material de pesca (68%), seguido de plástico (18%).

O trabalho identificou também que, em áreas submersas, as quantidades registradas de plástico foram superiores no costão da Barra Norte da Praia Central (em número de unidades por minuto por metro). Já em áreas emersas, as quantidades de plástico foram maiores nos costões da Praia do Buraco, Barra Norte e Barra Sul até a Praia da Laranjeira.

O resultado do trabalho vai embasar ações de educação ambiental. Com a finalização do projeto, os pesquisadores sugeriram à Semam, entre outras recomendações, atividades educativas nas escolas municipais e nos pontos de maior fluxo de pessoas para conter a poluição ocasionada pela destinação errada dos resíduos na orla do município. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi, colocar essas sugestões em prática será o próximo passo do trabalho de despoluição dos costões.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Mais notícias

Trânsito

Bloqueios na BR-101 são cancelados e obras serão realizadas apenas nas marginais de Balneário Camboriú

O trecho entre Itapema e Balneário Camboriú não sofrerá interdições nesta semana; confira nova programação

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público