keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Projeto de Lei quer proibir uso da Linguagem Neutra nas escolas de Itapema

A Câmara de Vereadores de Itapema aprovou em 1º Votação o Projeto de Lei que proíbe o uso da chamada “Linguagem Neutra” na grade curricular e no material didático de instituições de ensino e editais […]

X
Siga-nos no google-news

A Câmara de Vereadores de Itapema aprovou em 1º Votação o Projeto de Lei que proíbe o uso da chamada “Linguagem Neutra” na grade curricular e no material didático de instituições de ensino e editais de concursos públicos. O PL é de autoria do Vereador Léo Cordeiro (MDB) com coautoria do Vereador Adriano Pivotto (Podemos) e cria medidas protetivas para garantir o aprendizado da língua portuguesa de acordo com as normas e orientações legais de ensino, em sua forma culta.

O projeto argumenta que o direito à educação de qualidade é um dever do Estado, disposto no texto da Constituição Federal conforme artigo 205. “Na referida norma constitucional, inclusive, é previsto que a Educação deve qualificar o indivíduo para o exercício da cidadania e do trabalho. Dessa forma, qualquer medida que atente ao direito do cidadão em obter uma educação que o qualifique para os desafios e para as exigências profissionais deve ser rechaçado, sob pena de prejudicar o desenvolvimento social da população”.

Para o Vereador Léo Cordeiro, o momento é de garantir o direito à educação sem construções que confundam ao invés de incluir ou educar. 

 “Nós não podemos deixar que nossas crianças caiam em um caminho diferente, que não inclui, mas que de modo bizarro tenta envolvê-los em uma ideologia partidária. Qualquer mãe ou pai que escute um relato do filho sobre ter aprendido uma forma diferente de chamar o colega ou amigo de classe, pode procurar o nosso gabinete” – afirmou o Vereador Léo Cordeiro.

A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes e voltará a discussão para um segundo debate na Casa. 

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Grande Florianópolis

Imobiliária cresce 92% em um ano e premia corretores com carros 0Km

A Gralha Imóveis entregou uma cegonha cheia de veículos como reconhecimento aos corretores que mais venderam em 2024 e premiou mais 65 colaboradores que se destacaram durante o ano; premiações totalizam R$1 milhão

Geral

Após reunião com governador, Azul analisa continuidade de voos no Aeroporto de Correia Pinto

Reunião com lideranças propõe soluções para evitar suspensão do Aeroporto Regional da Serra Catarinense em março