keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,

X
Siga-nos no google-news

A Câmara de Vereadores de Itapema aprovou em Sessão Extraordinária, nesta terça (14/09), a segunda votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) nº 01/2021, que cria as emendas impositivas no orçamento do município. O Projeto é de autoria do vereador Léo Cordeiro (MDB), e contou com a coautoria de todos os vereadores.

A primeira votação da matéria aconteceu na 30ª Sessão Ordinária, realizada em 31/08. Nesta semana, a matéria foi votada em Sessão extra já que durante a 31ª Sessão, entrou em votação o Plano Plurianual (PPA) quadriênio 2022/2025, que previa votação exclusiva. Toda matéria de ordem orçamentária “tranca a pauta” da Ordem do Dia, impedindo que outros projetos sejam votados pelos vereadores.  

Saiba mais sobre as Emendas impositivas

O Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto, e recebeu aprovação unânime. Com a aprovação também na segunda votação, a mudança passa a valer para o orçamento do município do próximo ano, quando os vereadores poderão indicar a aplicação de recursos em determinada obra/serviço/projeto, e a mesma deverá obrigatoriamente ser cumprida pela Prefeitura.

A aplicação dos recursos públicos indicados pelos vereadores deverá seguir alguns critérios. Entre eles o valor que cada parlamentar vai poder direcionar em cada Emenda Impositiva, assim como a determinação que 50% delas sejam destinadas à saúde do município. Obviamente, somente recursos que atendam aos requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal – que rege a gestão pública – poderão ser executados pela Prefeitura.

As emendas impositivas são instrumentos que os parlamentares possuem para participar da gestão do orçamento anual do município, visando uma melhor alocação dos recursos públicos arrecadados. Para o autor da proposta, vereador Léo Cordeiro (MDB), é neste momento que os vereadores podem acrescentar novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Segurança

Empresário morre em acidente de moto na BR-101 em SC

No final da tarde deste domingo (21), um empresário de 43 anos morreu em acidente de moto na BR-101, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. A vítima foi identificada como Jari Rodrigues Scheffer, 43 […]

Economia

Sicredi Vale Litoral SC destina mais de R$ 27 milhões de resultados aos seus associados

Cooperativa devolve aos seus associados a participação dos seus resultados com base nos produtos e serviços utilizados no último ano