keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Projeto que reduz ICMS de vinhos em SC deve aumentar potencial econômico das vinícolas da Serra

Vinhos e espumantes catarinenses têm alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 25%, uma das mais altas do Brasil

X
Na companhia do prefeito Giovani, dos secretários de obras, saúde, jurídico e diretor do hospital, em solenidade na vinícola quinta da neve, em São Joaquim

Para a deputada Paulinha, que cumpriu agenda na região serrana neste final de semana, a Serra Catarinense redesenha a sua história pelas mãos das suas vinícolas, que complementam as belezas naturais da região. “ Esse é um dos valores do nosso Estado, que precisa ser reconhecido e valorizado ainda mais”, afirma ela coautora do PL que pede a redução do ICMS para vinhos e espumantes em Santa Catarina.

Vinhos e espumantes catarinenses têm alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 25%, uma das mais altas do Brasil. Com o propósito de reduzir a carga tributária para uma média parecida com a dos estados vizinhos, a deputada Paulinha protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa que sugere alíquota de 12%.
O PL, que foi protocolado em junho conta com a coautoria dos deputados Volnei Weber, Ana Campagnolo e Marcius Machado, está na mesa do deputado Milton Hobus, da Comissão de Constituição e Justiça ( CCJ) no Parlamento.

“ Em muitos lugares do mundo o vinho é considerado alimento, e tem uma tributação diferente por isso. No Brasil também queremos caminhar por esses trilhos”.

Para citar as discrepâncias, no Rio Grande do Sul, a alíquota de ICMS é 12%. E o Paraná acaba de reduzir de 29% para 18% o ICMS para vinhos e espumantes.

Santa Catarina conta com mais de 35 vinícolas de altitude na Serra e outras em diferentes municípios do Estado. Somente dos vinhos finos de altitude são mais de 300 hectares de videiras com produção que supera 1 milhão de garrafas por ano. Com maior polo em São Joaquim, mas presentes também em outros municípios, os vinhos de altitude estão ajudando a consolidar a região como destino de enoturismo.

Além de São Joaquim, em SC os vinhedos também estão em Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Urubici, Urupema, Água Doce, Painel, Cerro Negro, Tangará, Pinheiro Preto, Videira, Campos Novos, Vargem Bonita, Urussnaga, Nova Trento, Rio do Sul e Ascurra.

Adega Subaquática no Estado unindo a Serra e o Litoral

Ainda em São Joaquim, Paulinha participou de um encontro na Vinícola Quinta da Neve e empresários da região. Na pauta a integração Serra- Litoral, por meio da adega subaquática.

Em julho, um encontro em Bombinhas selou a parceria entre a empresa de mergulho Pata da Cobra, vinicultores da Serra, com apoio da prefeitura de Bombinhas e da deputada Paulinha. Essa iniciativa vai representar para Santa Catarina ter a primeira adega subaquática para maturação de vinhos no país.

A ideia partiu do empresário Renieri Balestro, da escola de mergulho Pata da Cobra, que desenvolveu a proposta e deu início ao processo de licenciamento. A deputada estadual Paulinha fez o contato entre a empresa do Litoral e a associação dos produtores de vinhos de altitude.

Fonte: Clicsc

Turismo

Lei cria a Rota Turística Vinhos de Altitude de Santa Catarina

O governador Carlos Moisés sancionou a lei nº 18.180/2021 que institui a Rota Turística Vinhos de Altitude de Santa Catarina. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na noite desta quinta-feira, 12.  […]

Turismo

Cidade catarinense ganhará réplica da Torre de Pisa

O monumento será construído em Azambuja. Município também elabora projeto inédito que oferece 'cidadania' aos italianos que desejarem investir em Pedras Grandes

Turismo

Santa Catarina tem 74,5% das praias com pontos próprios para banho

Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade

Turismo

Moradores de Balneário Camboriú e Camboriú terão descontos especiais em atrativos turísticos no BC DAY

Ação é realizada pelo Núcleo de Turismo da Acibalc em comemoração ao aniversário de Balneário Camboriú no dia 20 de julho

Mais notícias

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,

Geral

Sucuri gigante digerindo capivara é flagrada por empresário em rio

Empresário explicou que a hipótese da sucuri estar digerindo uma capivara foi levantada por causa do tamanho da presa