keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

Promobis promete revolucionar entre BC à aeroporto e Beto Carrero World

O projeto é voltado para a mobilidade integrada com ônibus elétricos na região de Itajaí e Balneário Camboriú

X
Siga-nos no google-news

O projeto Promobis, voltado para a mobilidade integrada com ônibus elétricos na região de Itajaí e Balneário Camboriú, ganhou um novo marco: uma estação de transbordo será instalada dentro do Aeroporto de Navegantes. Este plano ambicioso permitirá que passageiros acessem o transporte público diretamente do terminal aeroportuário.

O acordo para a construção da estação foi selado recentemente em uma reunião em São Paulo. Estiveram presentes Paulinho Bornhausen, que preside o Conselho Consultivo do Promobis, e representantes da CCR, a concessionária responsável pelo Aeroporto de Navegantes.

A estação de transbordo fará parte do projeto do novo terminal de passageiros do aeroporto, que ainda aguarda aprovação. Uma vez concluída, a estação permitirá uma viagem de Balneário Camboriú ao Aeroporto de Navegantes em aproximadamente 30 minutos. E mais: será possível pagar por esse trajeto com uma única passagem.

Mas não é só isso. Os ônibus elétricos também farão a ligação entre o Aeroporto de Navegantes e o parque Beto Carrero World, num trajeto que levará cerca de 10 minutos. O intuito é facilitar o acesso entre os principais pontos turísticos e de transporte da região.

Na primeira fase, o projeto também vai incluir a cidade de Camboriú no mapa do transporte integrado. Posteriormente, o sistema será expandido para outras cidades da região. Os ônibus circularão em pistas exclusivas, utilizando o sistema VLP – veículo leve sobre pneus.

O Promobis é uma iniciativa do InovAmfri, um consórcio entre os municípios da região da Foz do Itajaí-Açu. Esse projeto foi viabilizado por meio de um financiamento internacional obtido junto ao Banco Mundial.

Além do Promobis, o plano de mobilidade regional inclui a construção de um túnel entre Itajaí e Navegantes, atravessando o Rio Itajaí-Açu. Enquanto essa obra mais complexa não é concluída, os ônibus elétricos farão a travessia do rio em barcas especiais, sem necessidade de utilizar o ferry boat.

O projeto prevê um investimento total de US$ 66 milhões. No momento, as prefeituras envolvidas estão trabalhando para aprovar o plano. A Câmara de Vereadores de Navegantes já deu o sinal verde para o Promobis, que agora aguarda aprovação nos legislativos de Itajaí e Balneário Camboriú.

Dada a envergadura do projeto, a expectativa é de que ele comece a ser implementado no próximo ano. Com ele, a região de Itajaí e Balneário Camboriú promete ganhar um sistema de transporte mais eficiente e integrado, beneficiando residentes e turistas.Projeto promete revolucionar transporte conectando BC à aeroporto e Beto Carrero World

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Infraestrutura

Porto Belo dá início a obras de contenção em área de risco do bairro Araçá

Serão colocadas pedras de sustentação para reforçar a segurança contra deslizamentos

Infraestrutura

Porto Belo inicia projeto de infraestrutura elétrica subterrânea na Praça da Bandeira

A assinatura da Ordem de Serviço para a execução de obras de infraestrutura no local foi realizada nesta terça-feira (23)

Infraestrutura

BR-101 no trecho do Morro dos Cavalos não vai receber quarta pista nem túnel

A decisão foi anunciada pelo Governo Federal, juntamente com a concessionária Arteris Litoral Sul

Infraestrutura

Reparo em adutora irá afetar trânsito e abastecimento de água de Porto Belo

As obras serão realizadas na noite desta quarta-feira (27) e durante a madrugada

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física