keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Qual a relação da pesca de Bombinhas com o sistema de esgoto?

Por isso o saneamento básico entra como um fator fundamental para a manutenção dessa atividade econômica

X

Você sabia que a pesca artesanal é responsável por mais da metade do pescado capturado no mundo? Conforme dados divulgados pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) o setor é responsável, ainda, por empregar mais de 90% dos 35 milhões de pescadores que atuam no planeta. Contudo, a atividade pode estar ameaçada devido algumas ações antrópicas – que são causadas pelo homem – como a poluição costeira.

Conforme o boletim de Pesquisa e Desenvolvimento divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a literatura é clara quando trata dos impactos negativos à pesca. De acordo com o documento, na pesca artesanal marinha, o cenário de degradação dos ecossistemas costeiros, provocado pela ação do homem, tem sido o principal fator de redução dos estoques mais explorados pelas comunidades pesqueiras e põe em risco a perpetuação da atividade.

Por isso o saneamento básico entra como um fator fundamental para a manutenção dessa atividade econômica. Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, água tratada e esgotamento sanitário são ferramentas decisivas na proteção ambiental. “Falando especialmente da coleta e tratamento de esgoto, esta é uma atividade primordial principalmente nas regiões praianas e que têm no extrativismo uma das bases de sua economia”, comenta.

Uma cidade que não trata seus efluentes corre o risco de ver sua natureza destruída e suas fontes de lazer e renda comprometidas. O novo sistema de coleta e tratamento de esgoto de Bombinhas passa atualmente por fase de licenciamento ambiental e as obras devem iniciar, tão logo o projeto seja aprovado.

Utilidade Pública

Programa Afluentes estreita laços entre Águas de Camboriú e comunidade

Principal foco são as relações com líderes comunitários e presidentes de associações de moradores

Utilidade Pública

Poços artesianos de Penha serão 100% automatizados

Poços tubulares de grande profundidade – também conhecidos com artesianos – da concessionária compõem o sistema de abastecimento da cidade.

Utilidade Pública

Saiba onde encontrar um totem de autoatendimento da Águas de Bombinhas

Com isso, os clientes da concessionária poderão consultar débitos, emitir 2ª via da fatura, fazer pagamento (débito e crédito) e parcelamento de conta

Utilidade Pública

Implantação do sistema de esgoto em Camboriú resultará na despoluição gradativa do Rio Camboriú

Em Camboriú, a implantação do sistema de esgotamento sanitário é considerada a principal solução para a despoluição do rio

Utilidade Pública

Evite aborrecimentos: fuja do “gato” na rede de água

Furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade

Mais notícias

Geral

Unimed Litoral é homenageada com o Prêmio Cambori

A Unimed Litoral recebeu na última sexta-feira, 26, o Prêmio Cambori, em evento promovido pela Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), para destacar a trajetória e reconhecer publicamente empreendedores e empresas que fazem […]