Quer saber o que fazer em São José? Te apresentamos 10 pontos turísticos incríveis que irão encher a sua viagem de história e muito lazer!
São José é a quarta cidade mais antiga de Santa Catarina. Fundada em 1750 por 182 casais açorianos, a cidade mantém os traços da cultura colonizadora em seus casarões com vista para o mar e em seu charmoso Centro Histórico.
Integrada à região metropolitana da Grande Florianópolis, são José é um importante polo industrial catarinense e possui comércio intenso. Há diversas opções para compras e também para gastronomia e vida noturna.
O município de São José é reconhecido pela sua tradição Oleira, tendo a única escola profissional específica em olaria da América Latina, a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros.
Além disso, na Avenida Beira-Mar de São José, um espaço público que reúne diversas opções de lazer, você encontra ciclovia, pista de caminhada, parques infantis, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, canchas e pista de skate.
1 – Beira Mar de São José
Quem deseja passear em São José e quer um espaço com diferentes opções de lazer, pode escolher a beira-mar de São José, inaugurada e aberta ao público em 2001.
O local reúne ciclovia, pistas de caminhada, parques infantis, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, cancha, pista de skate, empréstimo de triciclos, praça e uma infinidade de espaços públicos.
2 – Igreja Matriz de São José
A Igreja Matriz de São José foi construída pelo Governo da Capitania e recebeu no ano de 1755, a cobertura do telhado. Em 1846 a antiga igreja desabou, sendo posteriormente reconstruída pelo governo.
Por volta do ano de 1904, a paróquia foi assumida por padres franciscanos alemães, que realizaram melhorias na estrutura da matriz. No ano de 1967, a igreja foi reassumida pelos padres seculares.
3 – Praça Hercílio Luz
Localizada no Centro Histórico de São José, a Praça Hercílio Luz situa-se em frente à Igreja Matriz da cidade. Nela encontra-se o monumento ao primeiro centenário da Independência do Brasil e do jardim Carlos Napoleão Poeta: Caracteriza-se pelos calçamentos portugueses e pelas belezas de seu cenário floral.
4 – Praça Arnoldo de Souza
Localizada no Centro Histórico, a praça Arnoldo de Souza com certeza precisa estar na sua lista do que fazer em São José, abriga o Monumento aos Açorianos, erguido no provável local onde desembarcaram os primeiros imigrantes açorianos, fundadores da cidade. Na praça também ficam localizadas a Câmara de Vereadores e a sede do Arquivo Histórico Municipal de São José.
5 – Beco da Carioca
Carioca é uma referência popular que se faz as “bicas d’água” que abasteciam a antiga vila. O que era apenas uma nascente sem infraestrutura, transformou-se em 1840 em um bem montado lavadouro público com cisterna e torneiras para a coleta de água potável. Sua última reforma foi na década de 1980, quando foi pavimentada e ajardinada.
6 – Museu Histórico Municipal de São José
O sobrado do Museu Histórico Municipal de São José foi o 1º prédio protegido por tombamento estadual, no município de São José. Foi restaurado em 1984 e partir desse movimento, houve um processo de recuperação da memória da cidade resultando na criação do museu em 1988.
Construído em 1722, o prédio é um marco da história e da arquitetura de Santa Catarina que ainda conserva muitas características do século XVIII. Atualmente abriga no andar superior o Museu Histórico Municipal de São José e no andar inferior a Biblioteca Pública do município.
7 – Theatro Adolpho Mello
Em 1854 existia um grupo de teatro na vila de São José com o nome de “Sociedade União Theatral” que encenava dramas e comédias, no salão paroquial. Esta mesma sociedade resolveu edificar uma casa para teatro, hoje em dia o Theatro Adolpho Mello, e lançou a pedra fundamental em 17 de setembro de 1854.
Em 21 de junho de 1856 abria suas portas, no mesmo dia em que festejava-se a transformação de São José em cidade. Foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural em 2005. Ao longo de sua trajetória, o prédio abrigou o Cine York (1925) e Cine Rajá (1945).
8 – Casa de Cultura
Inaugurado em 1859, funcionava originalmente no seu piso superior a Câmara Municipal de Vereadores e no inferior as celas da Cadeia Pública. Sofreu diversas alterações durante seus 150 anos de existência.
Em 1950, a Cadeia Pública foi desativada e o prédio passou a ser ocupado por diversos órgão, tais como: Cartório Eleitoral, Secretarias Municipais e a Sede da Prefeitura Municipal. Já em 1999, passou a abrigar a Casa da Cultura Municipal.
9 – Armada Cervejeira
A Armada Cervejeira é uma microcervejaria que começou a operar no início de 2016, em São José, município de Florianópolis. Junto com a cervejaria existe um taproom da fábrica com 21 torneiras, com cervejas fabricadas in loco e com certeza irá refrescar a sua viagem enquanto você descobre o que fazer em São José.
10 – Biblioteca Pública Albertina Ramos
Completando 140 anos de existência em 2017, a Biblioteca Pública de São José, denominada Albertina Ramos de Araújo, foi inaugurada com 76 volumes.
Hoje, conta com aproximadamente 15 mil materiais, que incluem obras infantis, publicações em braille e títulos solicitados para vestibulares, além de raridades históricas que ajudaram a escrever a história do município.
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Karoline Moura
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas