Blumenau enfrenta a quinta enchente em menos de um mês e marca a 100ª enchente em sua história devido ao aumento gradual do rio Itajaí-Açu nesta sexta-feira (3). O rio atingiu 8,05 metros às 14h, estando em alerta máximo, com previsão de alcançar 9,50 metros às 20h. Além disso, o risco de deslizamentos está em alerta máximo em toda a cidade, levando a Defesa Civil a recomendar a ação imediata de moradores em áreas de risco ou com histórico de deslizamentos.
O aumento do nível do rio Itajaí-Açu é preocupante, com uma média de 40 centímetros de elevação por hora. Com essa taxa de crescimento, a Defesa Civil projeta que o rio alcance 9,50 metros até o final do dia, o que representa uma ameaça significativa para a cidade.
Além da enchente, o risco de deslizamentos é motivo de alerta em todas as regiões de Blumenau. Moradores que residem em áreas de risco ou têm histórico de deslizamentos são aconselhados a entrar em contato com a Defesa Civil para garantir a segurança de suas famílias.
As chuvas recentes já resultaram em 156 ocorrências em Blumenau, incluindo deslizamentos e inundações. Felizmente, apenas duas pessoas ficaram feridas até o momento. A Defesa Civil registrou dois alagamentos, 22 análises de risco, 121 deslizamentos e 11 quedas de árvores.
Devido à enchente iminente e aos deslizamentos, o abrigo da Igreja Evangélica Livre, na Itoupava Norte, foi ativado. A primeira família, composta por dois adultos, uma criança e um cachorro, já se dirigiu ao abrigo em busca de segurança.
A situação em Blumenau permanece crítica, com as autoridades monitorando de perto o desenvolvimento da enchente e seus impactos. A segurança da população é a prioridade máxima.
*Supervisionado por Everton Palaoro