keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Quinta-feira será mais um dia de frio intenso em Santa Catarina, aponta Epagri

O meteorologista Marcelo Martins explicou que a chegada da massa de ar seco e frio de origem polar ao Sul do Brasil limpou a atmosfera, favorecendo o céu claro.

X
Imagem Mycchel Legnaghi/ Agência de notícias São Joaquim on line

A quinta-feira (29), deverá ser mais um dia gelado em Santa Catarina. De acordo com o serviço de meteorologia da Epagri/Ciram, o amanhecer terá temperaturas variando entre 0 e 5°C em boa parte das regiões, sendo que, nos pontos mais altos do Planalto Sul, as mínimas poderão atingir -8°C. A temperatura baixa associada à umidade trouxe um pouco de neve nesta quarta-feira. A mesma condição  se mantém até a manhã desta quinta, quando pode nevar nas áreas mais altas dos planaltos Sul e Norte, Meio-Oeste e inclusive do Alto Vale do Itajaí.

O meteorologista Marcelo Martins explicou que a chegada da massa de ar seco e frio de origem polar ao Sul do Brasil limpou a atmosfera, favorecendo o céu claro. “Esse fator favorece a perda de radiação que chega durante o dia e se perde durante o período noturno, resultando em temperaturas muito baixas ao amanhecer, onde normalmente ocorre o registro de temperatura mínima do dia”, comentou.

Temperaturas mínimas pelo estado nesta quarta

O amanhecer desta quarta-feira, 28, foi de muito frio em Santa Catarina. Veja a variação das temperaturas mínimas registradas pelas regiões. Os dados foram divulgados pela Epagri/Ciram e podem sofrer posterior correção:

No Extremo Oeste, a mínima registrada foi em Maravilha: -2,7°C; na região Florianópolis Litorânea, foi em Antônio Carlos: 3,6°C; na Florianópolis Serrana, a mínima registrada foi em Rancho Queimado: -1,9°C; no Litoral Norte, a mais baixa foi em Massaranduba: 3,6°C. No Litoral Sul, Timbé do Sul registrou o amanhecer com a menor temperatura da região: 1,8°C.

As regiões Meio-Oeste, Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul amanheceram abaixo de zero com o registro das temperaturas mais baixas em Lebon Régis: -3,9°C; Água Doce:  -4°C; Monte Castelo: -3,3°C e Bom Jardim da Serra: -7,8°C.

De acordo com o mapa da Epagri/Ciram, 53 municípios catarinenses registraram um amanhecer com temperaturas negativas nesta quarta-feira, 28:


Divulgação Epagri/Ciram

Cuidados

Órgãos do Governo do Estado mantêm as orientações de prevenção a turistas e moradores. É fundamental redobrar a atenção com vulneráveis em situação de rua, idosos, crianças e animais. Veja outras recomendações:

– Somente se desloque para as regiões mais frias com a garantia de hospedagem;

– Nas rodovias, fique atento ao risco de gelo na pista;

– No interior das casas, não utilize  churrasqueiras ou latas com fogo, que podem provocar incêndios ou intoxicação por monóxido de carbono;

– Busque orientação técnica para proteger a produção agrícola e pecuária;

– Mantenha-se bem hidratado, agasalhado e não descuide da higienização das mãos e ambientes.

Fonte: Clicsc

Geral

Sucuri gigante digerindo capivara é flagrada por empresário em rio

Empresário explicou que a hipótese da sucuri estar digerindo uma capivara foi levantada por causa do tamanho da presa

Geral

VÍDEO: Tubarão perto do Molhe da Barra Sul na Praia de Balneário Camboriú

Pescador filmou momento que tubarão ‘passeava’ bem perto da costa

Geral

Fort Atacadista sorteia 22 carros 0km no próximo final de semana

A ação será na loja Fort do Kobrasol, em São José (SC), às 11h, com transmissão ao vivo

Geral

Moisés assina acordo para repasse de R$ 465 milhões para obras em rodovias federais de SC

O chefe do Executivo estadual destacou a importância dos investimentos para alavancar o desenvolvimento econômico das regiões catarinenses

Geral

Sem poder cantar por causa de AVC, Ivonir Machado homenageia irmão, Airton Machado, morto nesta semana

O Rei da Vanera lembrou os tempos de criança, quando começou a cantar ao lado do irmão, que era o líder do Garotos de Ouro

Mais notícias

Utilidade Pública

Você sabe o que é uma Estação de Tratamento de Esgoto?

De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, apenas 52,36% da população têm acesso à coleta de esgoto

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,