keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Radar meteorológico de Lontras está sem funcionar em SC

Fora de operação há pelo menos cinco meses, o equipamento que custou R$ 10 milhões, está em fase de ajustes finais para voltar à atividade, segundo a Defesa Civil estadual, que não deu data exata para o funcionamento.

X
Foto: Agência Alesc
Siga-nos no google-news

Pouco mais de um mês após a enxurrada que causou 21 mortes no Vale do Itajaí, o radar meteorológico de Lontras continua sem funcionar. Fora de operação há pelo menos cinco meses, o equipamento está em fase de ajustes finais para voltar à atividade, segundo a Defesa Civil estadual, que não deu data exata para o funcionamento.

O radar foi inaugurado em 2014, com um investimento de R$ 10 milhões. Ele tem capacidade para cobrir 191 dos 295 municípios catarinenses.

Em dezembro, na época da enxurrada, a Defesa Civil do Estado afirmou que a inoperância dele não prejudicou os alertas que foram emitidos na noite do temporal. Mas prefeitos da região dizem que ele é importante para evitar problemas e “salvar vidas”.

“O radar de Lontras ia ajudar mais a ver, mais ou menos, a quantidade de chuva, mas esse quantitativo a gente já possuía. Mesmo com o radar de Lontras ou sem o radar de Lontras, não havia como prever que esse acumulado de chuva ia acontecer num curto espaço de tempo”, disse o diretor de Gestão de Riscos da Defesa Civil, Felipe Gelain, logo após as enxurradas.

No Vale do Itajaí, a chuva deixa muitos moradores apreensivos. “Não é só o medo da chuva, é o medo do deslizamento de novo”, resumiu a agente comunitária de saúde Roselene Douzan.

A região é conhecida pelas frequentes chuvas intensas, que provocam alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Para os prefeitos da região, a volta do funcionamento do aparelho Lontras é importante.

“Esse radar, de fato, se funcionar, contribui muito para evitar, não o desastre em si, mas a gente pode salvar vidas”, afirmou Adriano Poffo (MDB), prefeito de Ibirama.
Desde que está inoperante, a falta do radar de Lontras vem sendo suprida pelo radar que fica no Morro da Igreja, em Urubici, na Serra catarinense. Mas o equipamento não tem capacidade para detalhar chuvas mais concentradas na região do Vale do Itajaí por causa da diferença topográfica.

Sem as informações fornecidas pelo radar de Lontras, os municípios da região enfrentam falta de informações de curto prazo sobre a previsão do tempo.

Fonte: G1 SC

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Toalhas Atlântica recebe selo de ouro do Programa ABVTEX

O Programa, criado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil, garante o cumprimento de práticas ligadas à responsabilidade social corporativa

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Geral

Atacarejo realiza ‘Festival de Bazar’ com vários produtos para cozinha em promoção

Ação que oferece itens para cozinha, em especial utensílios para forno e fogão, com preços especiais e pagamento facilitado vai até este domingo, dia 21 de abril, em todas as lojas do Fort Atacadista

Geral

Advogada criminalista é destaque na defesa da cannabis medicinal como tratamento de saúde

Raquel Schramm lidera o escritório Schramm Advogados Associados, em Florianópolis, e é diretora jurídica na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal

Mais notícias