keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Recém-nascido morre após 15 horas de trabalho de parto e família acusa hospital de negligência

Jovem afirma que teve uma gestação tranquila e que realizou exames de pré-natal

X
Siga-nos no google-news

Morreu na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, no Norte do Estado, um recém-nascido após 15 horas de trabalho de parto. A família da mãe, uma adolescente de 17 anos, acusa a equipe da maternidade de negligência, em função da demora em realizar a cirurgia cesariana. A jovem afirma que teve uma gestação tranquila e que realizou exames de pré-natal. Mas, na manhã da última terça-feira (19), com nove meses de gravidez, ela não se sentiu bem e foi até uma UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família).

A adolescente estava com pressão alta e foi encaminhada à maternidade. Ela chegou no local acompanhada da mãe, próximo das 16h30. “Fizeram o exame e viram que ela estava com pressão [alta]. O ultrassom mostrou que estava tudo bem com ela. Foi negligência pelo atendimento deles, porque o médico de plantão não quis fazer a cesárea. Se ele tivesse feito, ela [criança] não teria morrido”, afirmou Adriana de Araújo, que também garante que a equipe da maternidade insistiu pelo parto normal.

A tia da adolescente também relatou o que teria ocorrido. “Marcaram para 21h. A gente ficou até meia-noite e eles não levaram para a sala da cesárea. Colocaram soro e levaram ela para o pré-parto. Nesse período não foram ver como ela estava nenhuma vez”, disse Suzana de Araújo. A família afirma que a cesariana ocorreu apenas depois da troca de plantão, quando uma nova equipe percebeu que não havia mais batimentos do bebê.

A cirurgia foi feita por volta das 7h30 de quarta-feira, 15 horas após a entrada da mãe na maternidade. A bebê recebeu o nome de Eloá e foi velada na manhã desta quinta-feira (21), na capela do cemitério de Pirabeiraba. A mãe está internada por causa da cirurgia e, mesmo com a liberação do médico, preferiu não ver a filha no caixão. A direção da Maternidade Darcy Vargas informou que está apurando os fatos com as equipes envolvidas e que vai dar suporte para a família da paciente.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Segurança

Operação da PC investiga fraude em licitação na cidade de São José

A operação teve como objetivo investigar a suspeita de frustração do caráter competitivo de licitação ocorrida em 2023, na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito