keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Recordista: Coelha gigante de SC lidera ranking dos mais pesados do país

Com mais de 9kg e 75 centímetros, Lune pertence a um cunicultor do Norte do estado

Foto mostra homem segurando coelha gigante no colo X
Foto: José Jonatan de Oliveira
Siga-nos no google-news

Uma coelha da raça Gigante de Flandres, de Campo Alegre, Santa Catarina, ganhou destaque no cenário nacional por seu porte excepcional. Com impressionantes 9,180 quilos e 75 centímetros, a fêmea chamada Lune, alcançou a terceira posição no ranking dos coelhos mais pesados do Brasil. As informações são do NSC Total.

Este notável animal pertence ao floricultor José Jonatan de Oliveira, que também adotou a prática de cunicultura como um hobby. “Sempre tive coelhos desde a infância, mas de porte médio. Em 2021, consegui comprar uma fêmea da raça pura, que veio da Argentina. Logo depois, comprei o macho, que veio do Rio Grande do Sul,” disse Oliveira.

O título de terceira coelha mais pesada do Brasil veio através de um concurso promovido pela Cunicultura “Coelhos Dois Irmãos”, de Minas Gerais, especializada na espécie. O processo se dá através de vídeos em que os proprietários pesam os animais, resultando na montagem do ranking.

José Jonatan recorda que os primeiros filhotes não foram facilmente vendidos, mas a situação mudou com a visibilidade proporcionada pelo concurso. “Desanimei, mas continuei cuidando deles. Então, me falaram desse concurso, e por motivação da minha esposa e amigos, resolvi participar. O concurso provou para mim que estou cuidando corretamente de meus animais”, afirma o cunicultor.

O sucesso de Lune no concurso trouxe frutos significativos para Oliveira. “Hoje, tenho seis coelhos. Até o mês passado, tinha 35, mas depois do resultado do vídeo, foi uma loucura atrás de meus coelhos, e em 15 dias, vendi 29. A coelha que ficou em 3º lugar teve proposta de R$ 1,5 mil. Recusei”, disse.

Apesar do sucesso comercial, Oliveira insiste que seus cuidados com os coelhos vão além de simplesmente uma busca por lucro. Ele cuida de seus coelhos com ração de qualidade, água limpa, verduras frescas, além de muito amor e carinho.

Premiados

Ele ainda tem grandes esperanças para o futuro, já que possui outro coelho promissor, um macho chamado Pantera. Com 70 centímetros e 8,3 quilos, ele acredita que o coelho possa bater o recorde nacional do coelho mais pesado do Brasil, cuja marca atual é de 8,050 quilos.

Foto: José Jonatan de Oliveira

O concurso nacional acontecerá em 30 de julho, e Oliveira aguarda ansiosamente os resultados.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Animal

Fort Atacadista inaugura loja em Penha com doação para causa animal

Inauguração contou com doação para o Projeto Adote Penha, que promove a castração e adoção de animais abandonados na cidade

Animal

Pit Bulls resgatados enfrentam preconceito e aguardam adoção em Florianópolis

Mais de 40 cães da raça estão na Dibea, esperando um novo lar

Animal

Fort Atacadista doa R$8 mil para entidades de proteção animal em SC

A Associação Amor Animal, de Itajaí, e a ONG Adote Lages foram as duas entidades filantrópicas em prol da causa animal beneficiadas em Santa Catarina, nesta quarta-feira (04/12), durante inaugurações do Fort Atacadista

Animal

Após quase três séculos, Bugios-ruivos voltam a povoar SC

Primatas nativos da Mata Atlântica e listados entre as 25 espécies mais ameaçadas do mundo, desapareceram da região no século XVIII

Mais notícias

Eventos

Urbano participa da 39ª edição da maior feira supermercadista do mundo

A Urbano Alimentos participa da 39ª edição da APAS SHOW 2024, o maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas

colunas-e-blogs

Descontos indevidos na aposentadoria: o que fazer?

saiba como identificar e interromper descontos não autorizados e buscar a devolução dos valores.