Uma coelha da raça Gigante de Flandres, de Campo Alegre, Santa Catarina, ganhou destaque no cenário nacional por seu porte excepcional. Com impressionantes 9,180 quilos e 75 centímetros, a fêmea chamada Lune, alcançou a terceira posição no ranking dos coelhos mais pesados do Brasil. As informações são do NSC Total.
Este notável animal pertence ao floricultor José Jonatan de Oliveira, que também adotou a prática de cunicultura como um hobby. “Sempre tive coelhos desde a infância, mas de porte médio. Em 2021, consegui comprar uma fêmea da raça pura, que veio da Argentina. Logo depois, comprei o macho, que veio do Rio Grande do Sul,” disse Oliveira.
O título de terceira coelha mais pesada do Brasil veio através de um concurso promovido pela Cunicultura “Coelhos Dois Irmãos”, de Minas Gerais, especializada na espécie. O processo se dá através de vídeos em que os proprietários pesam os animais, resultando na montagem do ranking.
José Jonatan recorda que os primeiros filhotes não foram facilmente vendidos, mas a situação mudou com a visibilidade proporcionada pelo concurso. “Desanimei, mas continuei cuidando deles. Então, me falaram desse concurso, e por motivação da minha esposa e amigos, resolvi participar. O concurso provou para mim que estou cuidando corretamente de meus animais”, afirma o cunicultor.
O sucesso de Lune no concurso trouxe frutos significativos para Oliveira. “Hoje, tenho seis coelhos. Até o mês passado, tinha 35, mas depois do resultado do vídeo, foi uma loucura atrás de meus coelhos, e em 15 dias, vendi 29. A coelha que ficou em 3º lugar teve proposta de R$ 1,5 mil. Recusei”, disse.
Apesar do sucesso comercial, Oliveira insiste que seus cuidados com os coelhos vão além de simplesmente uma busca por lucro. Ele cuida de seus coelhos com ração de qualidade, água limpa, verduras frescas, além de muito amor e carinho.
Premiados
Ele ainda tem grandes esperanças para o futuro, já que possui outro coelho promissor, um macho chamado Pantera. Com 70 centímetros e 8,3 quilos, ele acredita que o coelho possa bater o recorde nacional do coelho mais pesado do Brasil, cuja marca atual é de 8,050 quilos.
O concurso nacional acontecerá em 30 de julho, e Oliveira aguarda ansiosamente os resultados.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas