A 7ª Edição da Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil, conduzida pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) em parceria com a Unicamp, revelou mudanças no comportamento dos consumidores. Embora a maioria dos clientes ainda procure as farmácias principalmente para a compra de medicamentos (96%), 30,2% dos itens adquiridos são produtos não medicamentosos, o que indica uma diversificação nas demandas dos consumidores.
Complementando essas análises, o relatório da IQVIA, referência em pesquisas de saúde, projeta um crescimento de 9,7% para o mercado farmacêutico brasileiro em 2024, com uma média de crescimento anual de 7% até 2027. Entre os fatores que impulsionam esse avanço estão a transformação digital, a rápida adoção de novas tecnologias, o envelhecimento da população e o lançamento de novos produtos no setor.
Com esse cenário promissor, a SempreFort, rede de farmácias do Grupo Pereira, 16º maior grupo varejista do Brasil (segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), segue sua trajetória de crescimento no segundo semestre de 2024 e se posiciona estrategicamente para continuar sua expansão, contribuindo para o fortalecimento do varejo farmacêutico e mantendo o compromisso com qualidade e inovação.
Atualmente, a SempreFort conta com 21 lojas distribuídas em quatro estados brasileiros: 14 em Santa Catarina; uma em Jundiaí (São Paulo); quatro em Campo Grande (Mato Grosso do Sul); e duas em Mato Grosso (Cuiabá e Várzea Grande).
Seguindo seu plano de expansão, a rede de farmácias planeja inaugurar duas novas lojas por mês até o final do ano, sendo três em Mato Grosso, três em Mato Grosso do Sul e uma em Santa Catarina, totalizando 7 novas unidades. Essas inaugurações irão gerar mais de 60 novas oportunidades de trabalho, beneficiando diretamente as comunidades locais.
“A expansão da SempreFort é uma demonstração do nosso compromisso em levar qualidade e conveniência a um número cada vez maior de clientes. Continuaremos a investir em crescimento sustentável e na geração de novas oportunidades de emprego”, afirma Luisa Dias, gerente nacional de Drogarias do Grupo Pereira.
Com uma visão ambiciosa para o futuro, a SempreFort tem como meta superar a marca de 50 lojas nos próximos cinco anos. E com essa expansão consolida sua presença no mercado, acompanhando o ritmo acelerado de crescimento do Grupo Pereira no cenário varejista nacional.
O crescimento do varejo farmacêutico no Brasil acompanha essa trajetória de sucesso. Segundo o Shopper Report Farmacêutico, estudo realizado pela Bnex, o setor cresceu 4,2% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior.