Brusque e Guabiruba foram atingidas por um forte temporal no fim da tarde e noite deste domingo, 29. Houve deslizamentos de terra e ruas ficaram alagadas.
Uma ponte de acesso a uma comunidade foi arrancada e socorristas do Corpo de Bombeiros precisaram fazer o resgate de famílias que ficaram ilhadas.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, no Médio Vale do Itajaí, nas últimas 24h Brusque teve queda de 106,2 milímetros e Guabiruba 103, 6 mm, sendo as duas cidades mais afetadas pela chuva.
BRUSQUE
Até às 18h30 de domingo, foram atendidas aproximadamente 20 ocorrências. Sete foram alagamentos em estradas, nos bairros Águas Claras, Azambuja, Cedrinho, Centro II, Limeira Baixa, Primeiro de Maio e Zantão. Uma casa também foi invadida pela água no bairro Limeira.
Em comunidades dos bairros Águas Claras, Limeira Baixa, Santa Luzia e Zantão houve deslizamentos de terra que atingiram residências.
Um muro caiu no bairro Dom Joaquim e nos bairros Águas Claras e Santa Luzia houve duas situações de risco por conta de queda de muro.
GUABIRUBA
Em Guabiruba, os bombeiros foram acionados para auxiliar moradores da rua da Mineração, no bairro Lageado Alto, por volta das 20h.
No local uma ponte foi arrastada pela enxurrada e aproximadamente 30 moradores ficaram ilhados. A equipe improvisou um acesso com uma escada e uma escavadeira. As famílias foram resgatadas em segurança.
Uma ponte provisória deve ser feita nesta segunda-feira, 30, pela prefeitura, para que os moradores possam acessar suas casas.