keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Reserva Marinha do Arvoredo de SC será transformada em Parque Nacional

Objetivo é permitir atividades turísticas e mergulho nas ilhas que compõem a reserva

X

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei 4198/12, que transforma a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em Santa Catarina, em Parque Nacional Marinho do Arvoredo. Embora ambos os tipos de unidade de conservação sejam de proteção integral da natureza – ou seja, não admitam a exploração direta de recursos naturais no seu interior -, o parque nacional permite atividades turísticas.

Com a proposta, o autor, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), quer permitir o turismo e o mergulho recreativo nas ilhas que compõem a reserva – Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro. Antes da criação da reserva, em 1990, as ilhas eram, segundo ele, um destino tradicional de mergulho recreativo no sul do Brasil.

Atividades de baixo impacto
O parecer do relator, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), foi favorável ao projeto. “Tanto a visitação em terra quanto a visitação subaquática são atividades de baixo impacto e, quando conduzidas de forma adequada, não prejudicam a conservação da biodiversidade marinha e terrestre das ilhas”, afirmou.

“A recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em parque nacional vai possibilitar o desenvolvimento da visitação, de forma controlada pelo ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], com amplo benefício econômico para as comunidades locais e, inclusive, para a gestão da unidade, já que a visitação será uma fonte importante de arrecadação de recursos para o parque”, completou.

Zona de amortecimento
O projeto também estabelece os limites da zona de amortecimento do futuro parque, na qual a pesca deverá obedecer ao disposto no plano de manejo da unidade de conservação.

Em documento enviado à Comissão do Meio Ambiente sobre o PL 4198/12, o Conselho Consultivo da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo explica que os conselheiros não têm opinião consensual sobre a recategorização da reserva para parque nacional, mas afirma que, caso a mudança se efetive, consideram primordial a definição imediata da zona de amortecimento.

“A zona de amortecimento é importante para garantir que atividades humanas no entorno da unidade de conservação ocorram sem a degradação dos recursos naturais e, portanto, deve ser definida e suas regras implementadas imediatamente”, afirma o documento. “Consideramos fundamental que um novo plano de manejo, adequado à categoria parque nacional, seja elaborado antes da abertura para atividades de uso público”, acrescenta.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Turismo

Nove em cada 10 que acessaram recursos do Fundo Geral do Turismo são micro e pequenas empresas

Para acessar a linha de crédito, os empreendedores que atuam no setor de turismo precisam ter registro no Cadastur

Turismo

BC Convention e SECTUR Balneário Camboriú apresentam proposta do Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar

BC Convention e SECTUR Balneário Camboriú apresentam proposta do Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar

Turismo

Projetos de turismo serão lançados pelo BC Convention e SECTUR Balneário Camboriú na segunda-feira

O projeto tem entre os objetivos promover a cidade e a região turística Costa Verde & Mar, no Brasil e em outros oito países latino-americanos

Turismo

Praia de SC instala balanços gigantes em pontos turísticos

Itapema terá balanços gigantes em pontos de visitação

Turismo

Governo de SC lança nova pesquisa sobre os impactos da Covid-19 no turismo

A pesquisa é direcionada a empresários do setor para avaliar os impactos da pandemia em todas as regiões do estado.

Mais notícias

Segurança

Caminhoneiro é preso suspeito de participar do roubo da própria carga

A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca em investigação de roubo de cargas visando a apreensão de documento falso. Foi nesta sexta-feira (18), em Joinville. A ação é da Delegacia de Furtos e Roubos […]

Segurança

Suspeito de acertar homem com facão é preso; vítima sobreviveu com a arma presa na cabeça

Nesta sexta-feira (18), a Polícia Civil cumpriu a prisão temporária de um homem por tentativa de homicídio, em Mafra. Ele é suspeito de atingir a cabeça de um homem de 59 anos com um facão.A […]