Santa Catarina enfrentará queda brusca nas temperaturas durante o fim de semana. A previsão da Defesa Civil é de que o Estado passe de uma máxima de 30ºC no sábado (10) para apenas 15ºC no domingo (11) devido à chegada de uma frente fria. Essa condição de instabilidade climática atingirá todas as regiões catarinenses nos próximos dias. Conforme a Defesa Civil, o Estado terá queda acentuada de até 20°C no domingo, em relação ao mesmo horário do sábado, em algumas regiões, configurando risco moderado a alto para ocorrências relacionadas à queda brusca de temperatura.
Conforme a previsão, a partir da manhã de domingo (11), a frente fria avançará pelo Estado nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, resultando em um clima instável com chances de chuva. Ao longo do dia, essa condição se estenderá para as demais regiões de Santa Catarina. Além da chuva, a virada do vento para Sul, proveniente de uma massa de ar polar, provocará uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente no Centro e Sul do Estado.
Na segunda-feira (12), essa mesma condição climática se manterá em todas as regiões catarinenses, o que representa um risco elevado para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Planalto Sul, Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste.
Antes dessa mudança no clima, a Epagri/Ciram prevê que o sábado (10) será de sol com algumas nuvens, havendo aumento de nebulosidade em áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Também é esperada a ocorrência de geadas isoladas na Serra catarinense.
Apesar da umidade e do frio, não é esperada a ocorrência de neve neste fim de semana. Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, as condições não são favoráveis para a formação de flocos de neve devido à falta de frio intenso. No entanto, a Defesa Civil menciona a possibilidade de ocorrência de outros fenômenos, como chuva congelante ou congelada.
A previsão também é de chuva contínua até terça-feira (13), com maior intensidade do Meio-Oeste ao Norte do Estado. A temperatura permanecerá baixa devido à cobertura de nuvens e à massa de ar polar. Para lidar com o frio, é importante tomar alguns cuidados, como atenção especial com os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua. Animais de estimação devem ser abrigados nas noites mais frias. É recomendado se agasalhar adequadamente, beber bastante água, evitar locais fechados e aglomerações de pessoas, além de manter a higiene das mãos.