keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Saiba como está Antonella pouco mais de um ano após receber a medicação

Agora, dependendo do dia, ela já consegue ficar de oito a dez horas sem o auxílio da ventilação mecânica para respirar.

X
Foto: Reprodução Redes Sociais

Antonella, que recebeu a medicação nos Estados Unidos em fevereiro de 2020, comemora junto da família a cada evolução do seu tratamento.

Em 13 de fevereiro de 2020, após uma longa campanha, a solidariedade dos brasileiros, sobretudo da região do Vale do Itajaí, rendeu frutos: a pequena Antonella pôde receber a dose do remédio Zolgensma, disponível, à época, apenas nos EUA.

A mãe de Antonella, Evelize, conta que a filha continua progredindo conforme o esperado pelos médicos: “Hoje ela já tem mais força nos braços e pernas. Consegue fazer alguns sinais com a mãozinha, sustenta melhor a cabeça, consegue levantar os pezinhos e quadril.”

“Agora que ela tem mais movimentos, quando ela percebe que consegue fazer algo que não fazia antes, ela fica toda feliz”, comentou Evelize, mãe da menina.

A fisioterapeuta iniciou um protocolo de semi oclusão da traqueostomia para que ela aprenda a respirar pelo nariz e mais para frente poder tirar a traqueostomia. Agora, dependendo do dia, ela já consegue ficar de oito a dez horas sem o auxílio da ventilação mecânica para respirar.

A pequena faz acompanhamento com fisioterapeuta três vezes ao dia, todos os dias da semana. As consultas com fonoaudióloga acontecem 5 vezes na semana e a terapia ocupacional ocorre 3 vezes na semana.

Antonella ainda tem consultas periódicas com um neuropediatra de São Paulo. O médico, que antes vinha para Blumenau, agora faz as consultas por vídeochamada por conta da pandemia da Covid-19.

Agora, a família aguarda o fim da pandemia para que ela possa fazer a retirada do aparelho de traqueostomia. Porém, Antonella ainda deverá passar por uma cirurgia para a retirada de alguns granulomas que estão obstruindo a passagem de ar.

A retirada da traqueostomia só poderá ser feita depois desta cirurgia, para que a respiração da pequena não fique prejudicada.

A campanha para ajudar a pequena movimentou centenas de pessoas. Veja o vídeo:

Fonte: Reportagem originalmente publicada em O Município Brusque

Geral

Pavimentação asfáltica na rua 440 deve ficar pronta em até 15 dias, no Bairro Morretes, em Itapema

Na obra de 1600 metros também estão previstos a recomposição de meio-fio e padronização de calçadas.

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Geral

Casos de mormo em Santa Catarina fazem Cidasc alertar pecuaristas sobre a doença

Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

Geral

Balneário Piçarras lança Campanha Vacina Solidária

Iniciativa consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis durante a vacinação contra a Covid-19

Geral

Família real britânica confirma morte de príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II

Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo".

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Segurança

Diarista encontrada morta no rio Itajaí-Açu teria pegado carona com conhecido

Prisão do assassino pode ocorrer nos próximos dias, segundo a Polícia Civil