Saiba como está Antonella pouco mais de um ano após receber a medicação
Agora, dependendo do dia, ela já consegue ficar de oito a dez horas sem o auxílio da ventilação mecânica para respirar.
X
Foto: Reprodução Redes Sociais
às 12h13m Por Redacao
Antonella, que recebeu a medicação nos Estados Unidos em fevereiro de 2020, comemora junto da família a cada evolução do seu tratamento.
Em 13 de fevereiro de 2020, após uma longa campanha, a solidariedade dos brasileiros, sobretudo da região do Vale do Itajaí, rendeu frutos: a pequena Antonella pôde receber a dose do remédio Zolgensma, disponível, à época, apenas nos EUA.
A mãe de Antonella, Evelize, conta que a filha continua progredindo conforme o esperado pelos médicos: “Hoje ela já tem mais força nos braços e pernas. Consegue fazer alguns sinais com a mãozinha, sustenta melhor a cabeça, consegue levantar os pezinhos e quadril.”
“Agora que ela tem mais movimentos, quando ela percebe que consegue fazer algo que não fazia antes, ela fica toda feliz”, comentou Evelize, mãe da menina.
A fisioterapeuta iniciou um protocolo de semi oclusão da traqueostomia para que ela aprenda a respirar pelo nariz e mais para frente poder tirar a traqueostomia. Agora, dependendo do dia, ela já consegue ficar de oito a dez horas sem o auxílio da ventilação mecânica para respirar.
A pequena faz acompanhamento com fisioterapeuta três vezes ao dia, todos os dias da semana. As consultas com fonoaudióloga acontecem 5 vezes na semana e a terapia ocupacional ocorre 3 vezes na semana.
Antonella ainda tem consultas periódicas com um neuropediatra de São Paulo. O médico, que antes vinha para Blumenau, agora faz as consultas por vídeochamada por conta da pandemia da Covid-19.
Agora, a família aguarda o fim da pandemia para que ela possa fazer a retirada do aparelho de traqueostomia. Porém, Antonella ainda deverá passar por uma cirurgia para a retirada de alguns granulomas que estão obstruindo a passagem de ar.
A retirada da traqueostomia só poderá ser feita depois desta cirurgia, para que a respiração da pequena não fique prejudicada.
A campanha para ajudar a pequena movimentou centenas de pessoas. Veja o vídeo:
Fonte: Reportagem originalmente publicada em O Município Brusque
Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.
Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo".