keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Saiba qual a cidade que mais emite gases de efeito estufa em Santa Catarina

Foram avaliados valores de emissão bruta no país relacionados aos setores de Agropecuária, Mudança do uso da Terra e Floresta, Energia e Resíduos, de acordo com metodologia preconizada pelo IPCC

X
Foto ilustrativa – Banco de imagens gratuito

Os gases de efeito estufa são gases produzidos pelas atividades humanas que vão parar na atmosfera contribuindo para o aquecimento do planeta. Entre eles estão o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O). Com objetivo de avaliar a contribuição por município desses gases, a organização Observatório do Clima divulgou os dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Trata-se de um estudo inédito dedicado as emissões dos municípios brasileiros entre 2000 e 2018. Foram avaliados valores de emissão bruta no país relacionados aos setores de Agropecuária, Mudança do uso da Terra e Floresta, Energia e Resíduos, de acordo com metodologia preconizada pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).

De acordo com o estudo o município de José Boiteux apresentou estimativa de remoção de CO2e (t) GWP-ARS, devido principalmente pela manutenção de floresta secundária e de áreas protegidas. Em contrapartida, o município de Capivari de Baixo apresentou a maior estimativa de emissão entre os municípios catarinenses devido ao conjunto de termelétricas a carvão do complexo Jorge Lacerda.

Os resultados demonstraram também que o município de Capivari de Baixo é o maior emissor de CO2e do Brasil por área, com um total de 85.578 toneladas de CO2 por km2. Considerando que alguns estudos demonstram que é necessário o plantio de 7,14 árvores para cada tonelada de CO2 emitido para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão, seria necessário o plantio de cerca de 600.000 árvores por ano no município, que representaria 4 vezes a área total de seu território.

O município de Capivari de Baixo também possui as maiores estimativas de emissão CO2e per capita (por habitante), com um total de 180,91. É como se cada habitante do município tivesse cerca de 140 carros andando 20km por dia.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é not_denilson_240321_img1-1024x707-1.jpg

Fonte: Clicsc

Geral

Santa Catarina vacina mais de 80 mil pessoas contra gripe em uma semana

Santa Catarina aplicou mais de 80 mil doses nos grupos prioritários

Geral

Unimed Litoral está contratando; veja as oportunidades de emprego

Unimed Litoral foi classificada entre as 100 empresas incríveis para trabalhar no Brasil

Geral

Caminhoneiro que arrastou moto e matou mulher na BR-101 tem a prisão preventiva mantida pela justiça

O caso ficou conhecido nacionalmente depois que as cenas do caminhão arrastando a moto com o piloto pendurado na porta do motorista, por mais de 20km

Geral

VÍDEO: Aluno da UFSC poderá ser expulso por sexo explícito durante aula online

Apenas um dos alunos compartilhava a câmera enquanto a professora iniciava a disciplina. As imagens registravam justamente dois jovens – um homem e uma mulher – praticando sexo explícito.

Geral

Ciclone deixa Santa Catarina em estado de alerta para ventos fortes

O fenômeno ocorre pela formação de um ciclone no mar, na altura do Litoral do Sudeste de Brasil

Mais notícias

Segurança

Jovem que morreu após acidente entre moto e carro em Itapema é identificado

Vítima tem 25 anos e morreu após bater a moto na traseira de veículo em Itapema

Cidades

Governadora e setor empresarial se unem por avanços para SC no Plano Nacional de Logística 2035

Governadora ressaltou que pretende se reunir novamente com o ministro da Infraestrutura neste mês