keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

SAMU realizou quase 600 atendimentos nos dois primeiros meses do ano

As ocorrências clínicas foram maioria, totalizando 282 atendimentos. Em seguida vieram os traumas (diversos) com 113 atendimentos e os traumas de trânsito com 96 ocorrências.

A Unidade de Suporte Básico do SAMU de Balneário Camboriú, realizou 578 atendimentos em janeiro e fevereiro. As ocorrências clínicas foram maioria, totalizando 282 atendimentos. Em seguida vieram os traumas (diversos) com 113 atendimentos e os traumas de trânsito com 96 ocorrências.

A maioria dos pacientes atendidos são homens (55,1%) e a faixa etária com maior registro de ocorrência é de 21 a 30 anos. O SAMU foi acionado mais vezes no Centro, atendendo 283 ocorrências no bairro, seguido por Nações onde foram prestados 101 atendimentos. 

“Além do trabalho diário de atendimento, iniciamos em fevereiro o programa ‘SAMU na Rede’, que capacita servidores municipais a prestar primeiros socorros. A Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito foram os primeiros a participar da capacitação. Esse preparo pode salvar vidas, já que em caso de emergência os servidores poderão auxiliar o paciente até que o SAMU chegue ao local”, explicou o coordenador do SAMU Municipal, Fabiano do Prado Bueno. Em fevereiro também foi realizada uma capacitação, em parceria com o BOPE, para atendimento em caso de tentativa de suicídio.

Os atendimentos de urgência e emergência em Balneário Camboriú são atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). São duas equipes, sendo uma Estadual de Suporte Avançado, formada por Médico, Enfermeiro e Socorrista; e uma Municipal de Suporte Básico formada por Técnico de Enfermagem e Socorrista.

O SAMU atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do telefone 192. As ligações são recebidas na Central de Regulação para os Atendimentos de Urgência, de responsabilidade do Estado, que avalia qual o atendimento adequado ao paciente. De acordo com a gravidade do caso, é enviada até o local da ocorrência uma ambulância de Suporte Básico de Vida (Município), ou a Ambulância de Suporte Avançado (Estado).

Mais notícias

Segurança

Cachorrinho é sequestrado por bandidos em Jurerê Internacional em Florianópolis

Animal foi levado pelos bandidos, que também roubaram relógio, brincos e um computador

Segurança

Adolescente que confessou ter matado pai a facadas pediu para ir ao velório

Pedido foi negado na Justiça; No documento, juiz diz, ainda, que, “ao desferir as facadas como fez, ela já se despediu do pai”