keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Saneamento Básico o próximo grande desafio da Águas de Bombinhas

Em 2017 o contrato entre empresa e município foi alterado, dando prioridade para o abastecimento da cidade. A partir de agora, o foco prioritário é no esgotamento de Bombinhas

X
Divulgação

O novo projeto de esgotamento sanitário de Bombinhas encontra-se nas últimas fases de aprovação. A Águas de Bombinhas aguarda somente que documento seja autorizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA, conhecida por antiga Fatma) para dar início às obras. A previsão é de que o sistema contemple cerca de 97% do município e, depois de iniciadas, as obras devem ser concluídas em apenas 36 meses.

O projeto de saneamento de Bombinhas foi adiado em 2017, quando o município entendeu que a situação do abastecimento era mais urgente na cidade. Na época, um Termo Aditivo no contrato antecipou os investimentos da Águas de Bombinhas focando exclusivamente no novo sistema de captação de tratamento de água.

Conforme a presidente da empresa, Reginalva Mureb, a concessionária protocolou um pedido de Licença Ambiental Prévia (LAP) – nada mais é do que a primeira fase de licenciamentos para o projeto de esgoto. “A licença nos foi concedida em 2019 e, a partir de então, prosseguimos com a documentação exigida pelos órgãos ambientais. No ano passado nós enviamos um diagnóstico da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) José Amândio ao IMA e agora aguardamos um retorno”, explica.

Conforme o prefeito Paulo Henrique Dalago, o Paulinho, a principal expectativa do município é de levar saneamento básico e qualidade de vida para os moradores. “Nossa meta é ampliar para 97% a cobertura do sistema de esgoto em Bombinhas, em três  anos. Hoje, apenas 18% do município tem esse serviço. Proporcionar o acesso da população ao esgotamento sanitário, com coleta e tratamento, é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico do município”, completa ele.

Em paralelo a isso, devido a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em 2020 entre município, Ministério Público e IMA, a Águas de Bombinhas conseguiu antecipar parte da obra de saneamento. Devido a este documento, ainda de acordo com Reginalva, foi possível acompanhar as obras de revitalização da prefeitura na Avenida Vereador Manoel dos Santos e concluir a instalação da tubulação no local. “Estamos totalmente voltados para o esgotamento sanitário do município, vamos sanear Bombinhas”, comenta.

Ao longo do prazo contratual, o projeto completo prevê um investimento de R$85 milhões no município, com a instalação de 157 quilômetros de tubulação e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) completamente nova.

Fonte: Clicsc

Geral

Prefeito de São Paulo Bruno Covas morre vítima de câncer

Covas já estava licenciado do cargo desde o início de maio, quando houve piora do quadro. Nunes assumiu como prefeito em exercício em 3 de maio.

Geral

Família confirma morte da atriz Eva Wilma

Um dos principais nomes da dramaturgia brasileira, Eva Wilma foi bailarina clássica na juventude e teve passagens marcantes no teatro, no cinema e na televisão.

Geral

Cavalo “Branco” de Tonhonho, figura lendária de Itapema, está desaparecido

O empresário e seu cavalo são figuras conhecidas na cidade. Vestido de cowboy, com seu cavalo "Branco", Tonho chegou a fazer grandes viagens por Santa Catarina.

Geral

Vídeo: leão-baio fica preso em terreno e mobiliza Corpo de Bombeiros em SC

Os bombeiros não conseguiram capturar a fera, mas abriram um espaço seguro na cerca para que o felino pudesse retornar para seu habitat.

Geral

Acidente entre carro em caminhão deixa três pessoas mortas na BR-470

O carro em que as vítimas estavam ficou completamente destruído. O motorista do caminhão não de machucou.

Mais notícias

Segurança

Polícia resgata mãe e filha que foram mantidas em cárcere privado no Vale do Itajaí

O homem estaria embriagado quando chegou na casa. Depois de uma discussão ele ameaçou a vítima e saiu, trancando mãe e filha no apartamento.

Segurança

Jovens que morreram em acidente na BR-470 tinham entre 16 e 22 anos

Um Santana tentou fazer uma ultrapassagem na rodovia quando bateu de frente com um caminhão da transportadora Translovato.