keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Saneamento Básico: qualidade de vida e preservação do meio ambiente

Saneamento básico no Brasil é compreendido por quatro serviços

X

Muito se ouve falar a respeito de saneamento básico nos dias de hoje, mas você realmente sabe o que estas palavras significam? O termo saneamento básico define um conjunto de procedimentos adotados com o objetivo de proporcionar desenvolvimento e qualidade de vida para a população. Com estas medidas, é possível garantir a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças, e ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente e facilidades nas atividades econômicas.

O saneamento básico no Brasil é compreendido por quatro serviços: o abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário, que são de responsabilidade da Águas de Bombinhas, somados à gestão de resíduos sólidos urbanos e o manejo de águas pluviais urbanas.

Entenda um pouco mais sobre cada um destes setores:

Abastecimento de água potável: construída há pouco mais de dois anos pela Águas de Bombinhas, a cidade possui um sistema de captação e tratamento de água próprios, incluindo uma Estação de Tratamento de Água de última geração. Para a água ser considerada própria para o consumo humano, ou seja, potável, deve obedecer a padrões de potabilidade: físicos (cor, transparência, odor e sabor), químicos (presença de substâncias químicas) e bacteriológicos (presença de microrganismos vivos).

Coleta e tratamento de esgoto: o novo sistema de esgotamento sanitário de Bombinhas já foi projetado pela concessionária Águas de Bombinhas e aguarda somente as licenças ambientais para que inicie a implementação. A previsão é de que a empresa invista cerca de R$85 milhões no esgotamento da cidade.

Gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU’s): este setor é composto pela coleta e destinação doresíduo sólido doméstico e também o da limpeza pública. A coleta seletiva, com a separação e reciclagem do lixo, também entra neste segmento. Manejo de água pluviais urbanas: o sistema de drenagem pluvial de uma cidade pode variar entre a microdrenagem e a macrodrenagem, sendo que as atividades contemplam desde a retirada das águas da chuva de passeios e calçadas, por exemplo, até a instalação de tubulações para evitar alagamentos ou enchentes.

Utilidade Pública

Água que chega às torneiras dos camboriuenses passa por rígido controle de qualidade

Água representa cerca de 60% do peso de um adulto e especialistas recomendam o consumo de, no mínimo, 2,5 litros por dia

Utilidade Pública

Água que chega às torneiras em Penha passa por rígido controle de qualidade

Entre os aspectos analisados estão as análises físico-químicas de cor, turbidez, pH, cloro residual e também microbiológicas

Utilidade Pública

Consumidores poderão utilizar o PIX para pagamentos de contas de água em Bombinhas

Entre as vantagens do novo serviço estão a gratuidade para as transações on-line entre bancos e pessoas físicas

Utilidade Pública

Campanha do Agasalho segue com 29 pontos de coleta em Camboriú

Com o lema “Solidariedade que Aquece Corações”, a ação segue até 31 de julho com a coleta de peças de roupas, calçados e cobertores

Utilidade Pública

A importância das manutenções programadas na rede de distribuição de água

As manutenções programadas são realizadas sempre para melhorias no sistema

Mais notícias

Segurança

Menino de 2 anos é encontrado sozinho na rua em SC durante a madrugada

Moradora abrigou a criança e acionou o Conselho Tutelar

famosos

No novo apartamento de Itapema, Neymar ganha camiseta do Brusque

Empresários que decoraram apartamento entregaram a camiseta para Neymar