keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Santa Catarina confirma cinco casos importados da variante Delta do coronavírus

O resultado do sequenciamento genômico foi confirmado no dia 20 de julho pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina

X
Imagem ilustrativa: Getty Images

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), confirma a identificação de cinco casos importados (transmissão fora do estado) da variante Delta.

Tratam-se de cinco amostras de tripulantes do navio M/V ARISTIDIS, que se encontra fundeado (ancorado) próximo ao porto de São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina.

O resultado do sequenciamento genômico foi confirmado no dia 20 de julho pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina – a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) do Rio de Janeiro, que recebeu as amostras encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC) conforme fluxo da vigilância genômica nacional.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) foi notificado em 14 de julho, segue em acompanhamento permanente nas investigações e avaliações dos casos em conjunto com a Gerência Regional de Saúde de Joinville (Gersa) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco do Sul e de Joinville, que monitora os contatos intra-hospitalares.

O navio
O navio M/V ARISTIDIS, de bandeira do Chipre, chegou ao estado em 13 de julho, vindo da Austrália com saída registrada no mês de maio. Passou por Singapura, Índia, registrando a última parada na Ilha da Reunião, no continente da África, em junho. A embarcação cumpre o regime de quarentena, segundo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao todo, 22 tripulantes estão no navio, 14 deles positivaram para SARS-CoV-2 em 13 de julho. Dentre eles, seis precisaram de internação hospitalar por apresentarem sintomas moderados, sendo encaminhados para o município de Joinville. Todos já receberam alta e retornaram para São Francisco do Sul com a recomendação de manterem isolamento no navio, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.

A variante Delta
A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o dia 19 de julho, já foram confirmados 110 casos da VOC Delta em território brasileiro, sendo que apenas São Paulo e Rio de Janeiro apresentam transmissão comunitária.

Fonte: Clicsc

Geral

7 lições do esporte que valem para o mundo corporativo

Consultora Luciane Botto enfatiza que líderes empresariais podem aprender muito com o exemplo dos atletas nas Olimpíadas.

Geral

Morre aos 91 anos dona Domingas, tradicional benzedeira de Itapema

A benzedeira nasceu na Meia Praia e morou a vida inteira em Itapema

Geral

Saiba como acompanhar ao vivo as obras de alargamento da praia de Balneário Camboriú

A orla vai passar de 25m para 70m o que vai beneficiar bastante o setor turístico

Geral

Músico Serginho Almeida lança single em reverência ao início da sua caminhada artística

Pouquinho é o primeiro single da carreira do músico e já está disponível em todas as plataformas digitais

Geral

Serra do Rio do Rastro abre nesta sexta, sábado e domingo

As medidas objetivam a visitação segura das serras, com a possibilidade de queda brusca das temperaturas. Ainda assim, autoridades recomendam atenção ao trafegar nas pistas.

Mais notícias

animal

Bombeiros resgatam cadela que ficou com a cabeça presa em cano de PVC

A equipe foi chamada pelo número 193 dos bombeiros, por volta de 17h. A cadela foi resgatada após 20 minutos e devolvida à dona

mundo

Vídeo: Onda de calor extremo está cozinhando os peixes vivos dentro de rios nos EUA

Em um vídeo divulgado na quarta-feira (28), um cardume aparece com graves ferimentos nas escamas