keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Santa Catarina em alerta: Onda de frio será a mais forte em 66 anos

Máxima em Santa Catarina poderá ser de 0°C e mínimas de -10°C na Serra

X

Santa Catarina deve registar a maior onda de frio desde 1955. A previsão indica temperaturas de até -10°C na Serra e Planaltos. Essa massa de ar polar deve ainda causar congelamentos e prejuízos, segundo antecipa o meteorologista Ronaldo Coutinho. A previsão apontar que a partir de quarta-feira (28), o declínio das temperaturas no Sul do Brasil será bastante intenso.

“Extraordinária onda de frio. É muito mais forte do que qualquer outra que teve. Mantendo as projeções, o frio trará prejuízos à agricultura e às pessoas, podendo até ter congelamento de água”, informou Coutinho. Ele também antecipou que Florianópolis deve ter até geadas fortes no cinturão verde da Ilha, fatos que ocorreram pela última vez em 1975. “Tudo que for sensível ao frio poderá sofrer danos. Avisamos com antecedência para o produtor tomar cuidado e se preparar, assim como as pessoas”.

O frio intenso também trará riscos de hipotermia para pessoas com situação de exposição elevada ao frio, como moradores de rua, e animais de criação e estimação. “Na região da Serra Catarinense as máximas podem oscilar entre 0 e 3° e mínimas entre -7 e -10°C”.

Dias mais frios

Conforme Coutinho, os dias mais frios serão quinta, sexta-feira e sábado, com máximas de 0º e mínimas negativas em todo o Estado. Ele explica que as massas frias que estão saindo do Polo Sul são mais fortes que o habitual.

“O Oceano Pacífico está neutro, mas o comportamento da atmosfera é de La Niña e isso favorece para que as correntes de vento empurrem as massas de ar frio com mais facilidade ao Sul. Teremos frio fora do padrão até dezembro, mas a partir da primavera e do verão vai diminuindo a intensidade e a duração”, destaca. O meteorologista Piter Scheuer acrescenta que as temperaturas negativas podem ocasionar geada ampla a severa. Segundo ele, há chance de temporais com transtornos de tempestades localizadas.

Geral

Sucuri gigante digerindo capivara é flagrada por empresário em rio

Empresário explicou que a hipótese da sucuri estar digerindo uma capivara foi levantada por causa do tamanho da presa

Geral

VÍDEO: Tubarão perto do Molhe da Barra Sul na Praia de Balneário Camboriú

Pescador filmou momento que tubarão ‘passeava’ bem perto da costa

Geral

Fort Atacadista sorteia 22 carros 0km no próximo final de semana

A ação será na loja Fort do Kobrasol, em São José (SC), às 11h, com transmissão ao vivo

Geral

Moisés assina acordo para repasse de R$ 465 milhões para obras em rodovias federais de SC

O chefe do Executivo estadual destacou a importância dos investimentos para alavancar o desenvolvimento econômico das regiões catarinenses

Geral

Sem poder cantar por causa de AVC, Ivonir Machado homenageia irmão, Airton Machado, morto nesta semana

O Rei da Vanera lembrou os tempos de criança, quando começou a cantar ao lado do irmão, que era o líder do Garotos de Ouro

Mais notícias

Cidades

Projeto que cria emendas impositivas no orçamento de Itapema é aprovado

Projeto que cria as emendas impositivas em Itapema passou por primeira votação no final de agosto,

Geral

Sucuri gigante digerindo capivara é flagrada por empresário em rio

Empresário explicou que a hipótese da sucuri estar digerindo uma capivara foi levantada por causa do tamanho da presa