keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Santa Catarina investiga 12 casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus

Por ainda se tratarem de casos suspeitos, as cidades de residência dos pacientes não serão informadas

X
Fabrício Escandiuzzi/ SES

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde informa que Santa Catarina encaminhou 16 amostras de casos suspeitos de reinfecção pelo coronavírus. As amostras foram enviadas, desde novembro do ano passado, à Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, laboratório referência para o estado.

Até o momento, quatro já foram descartados e outros 12 casos seguem em análise (suspeitos). Por ainda se tratarem de casos suspeitos, as cidades de residência dos pacientes não serão informadas.

Até o momento, o Brasil tem confirmados cinco casos de reinfecção pelo coronavírus. Para um caso ser considerado reinfecção ele precisa cumprir uma série de critérios, elencados em uma Nota Técnica com orientações sobre as condutas.

Entre os critérios está o indivíduo ter dois resultados detectáveis de RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção.

Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de SC, afirma que é vital identificar e monitorar esses casos. “A ocorrência de casos de reinfecção pelo vírus SARS-Cov-2 é um evento raro, e que deve ser investigado com o máximo de cautela, seguindo os protocolos definidos. A caracterização desses eventos é fundamental para orientar a adoção de medidas de vigilância, prevenção e assistência a casos de Covid-19”, finaliza.

Fonte: Clicsc

coronavirus

Ocupação de UTIs chega ao pior nível da pandemia, diz Fiocruz

Em 12 estados e no DF, mais de 80% dos leitos covid-19 estão ocupados

coronavirus

Câmara de Itapema suspende atendimento ao público até 12/03

Atendimento presencial ao público fica suspenso pelas próximas duas semanas. Cidadão pode entrar em contato por email ou telefone. Sessões serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da instituição

coronavirus

Balneário Shopping e outras unidades estarão fechadas aos finais de semana

Nos demais dias de semana (2ª a 6ª feira) os shoppings estarão funcionando normalmente, respeitando sempre os protocolos de saúde e segurança

coronavirus

Apesar de seguir decreto estadual, prefeito de Bombinhas critica medidas de lockdown

Bombinhas deve seguir, por força de lei, o decreto de lockdown baixado pelo governador Carlos Moisés na manhã desta sexta

coronavirus

Profissionais de Saúde da rede privada começam a ser vacinados em Porto Belo

Porto Belo recebeu nesta sexta-feira mais 270 doses de vacina e também recebeu as segundas doses a serem aplicadas nos idosos acima de 90 anos.

Mais notícias

Cidades

Arteris começa obras para melhoria do fluxo na via marginal da BR-101 em Palhoça

Alterações são necessárias por conta do aumento da demanda na rua lateral, devido às obras de construção de terceira faixa – e também para viabilizar desvio de fluxo para via marginal

Segurança

VÍDEO: acidente deixa homem preso às ferragens em Chapecó

O atendimento aeromédico foi acionado e as primeiras informações apontam que a vítima está em estado grave.