keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Santa Catarina recebe megaveleiro francês em expedição internacional

Nesse período, o veleiro estará aberto para visitação

X
Divulgação

Até 19 de novembro, as grandes embarcações de laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan, e o Veleiro ECO, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estão atracados na Marina Itajaí. O complexo náutico catarinense foi o escolhido como um dos pontos de parada no Brasil para a expedição internacional AtlantECO. Nesse período, o ECO está aberto para visitação.

Enquanto o Veleiro ECO acompanha o Tara pela costa brasileira, com foco na pesquisa sobre o microbioma do Atlântico e os impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano, a embarcação da fundação francesa percorrerá ao todo, durante 2 anos, 70 mil quilômetros no Atlântico Sul, ao longo das costas da América do Sul e da África, até a Antártida.

A missão internacional AtlantECO envolve 36 estruturas de pesquisas em todo o mundo. Alguns dos cientistas a bordo são brasileiros: da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), da USP (Universidade de São Paulo) e da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia).

Em Itajaí acontece uma extensa programação no período que inclui palestras, mesas redondas, exposições, entre outros, com temas relacionados ao monitoramento e à proteção da vida de ecossistemas marinhos e que envolvem tripulações, cientistas e especialistas da área.

SOBRE A EXPEDIÇÃO ATLANTECO 

A Missão Microbiomas da Fundação Tara Océan faz parte do projeto europeu AtlantECO, financiado pela Comissão Europeia, que reúne mais de 36 instituições científicas na Europa, Brasil e África do Sul. Esta colaboração científica internacional visa desenvolver uma compreensão detalhada das questões relacionadas com o Oceano Atlântico.

O AtlantECO cruza o Oceano Atlântico com 6 expedições principais, duas das quais estudam as costas brasileiras, Tara e Veleiro Eco. Durante essas expedições, os cientistas se concentram no estudo do funcionamento e da circulação do microbioma marinho, bem como na análise do impacto da poluição (plástica e química) e das mudanças climáticas nesses microrganismos.

Os parceiros brasileiros do AtlantECO são: Universidade Federal de São Carlos, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Rio Grande.

SOBRE A MARINA ITAJAÍ

Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana.

Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Restaurante e Bar, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e recentemente conquistou o selo Bandeira Azul, ambos relacionados ao sistema de gestão ambiental. Foi finalista do Prêmio Bombarco Baleia de Ouro 2021 como uma das três melhores marinas do Brasil.

Fonte: Clicsc

Turismo

Santa Catarina terá Complexo Turístico nas Cataratas de Quilombo

O ponto turístico é composto por quedas d’água, criando um cenário único e imponente

Turismo

Governador anuncia recursos para construção do Complexo Turístico nas Cataratas de Quilombo

Carlos Moisés anunciou R$ 3,9 milhões para a construção do Complexo Turístico

Turismo

Prefeitura de Porto Belo Porto mantém shows de “Abertura de Verão”

Todas as determinações para a proteção contra a covid-19 já estavam estabelecidas pela organização do evento, mas foram reforçadas considerando as portarias nº 1303 e nº1305, publicadas nos últimos dias

Turismo

Porto Belo lança aplicativo com informações turísticas

O canal reúne informações turísticas e pode ser baixado gratuitamente pelas lojas de aplicativos ou através de QRcode, distribuído no comércio local

Turismo

Balneário Shopping apresenta a decoração de Natal

Dentro da programação natalina do shopping estão previstos desfiles, arrecadação de presentes e prorrogação da Promo do Milhão

Mais notícias

Segurança

Crianças que morreram em acidente na Serra Dona Francisca eram de Balneário Camboriú

Os pais, de 42 e 37 anos, foram socorridos e levados pro hospita

Segurança

Homem incendeia a própria casa para se livrar de infestação de cobras

Bombeiros acreditam que o fogo começou no porão e se alastrou pelo resto da casa