Um novo helicóptero para os serviços de emergência de Santa Catarina foi entregue nesta quarta-feira (10), voltados diretamente as regiões do Meio-Oeste e Extremo Oeste catarinense. A aquisição auxilia o socorro aeromédico de forma que esteja disponível em até 20 minutos para os pacientes necessitados.
O governador Jorginho Mello (PL) esteve a cerimônia de entrega, destacando a importância desse incremento para a segurança e eficiência do atendimento em emergências médicas na região. Com o novo helicóptero posicionado estrategicamente na base dos bombeiros de Joaçaba, não será mais necessário aguardar o deslocamento de aeronaves de Florianópolis para prestar assistência ao Oeste do estado.
“Estamos encurtando distâncias e trazendo serviços essenciais de saúde mais próximos da população. Agora, uma equipe médica especializada pode ser deslocada em apenas 20 minutos para atender qualquer emergência na região”, ressaltou o governador durante o evento.
Além do helicóptero, a cerimônia foi marcada pela entrega de uma ambulância inter-hospitalar para o serviço de UTI móvel de Joaçaba. A nova ambulância reforçará a capacidade de transferência de pacientes críticos, tanto de leitos referenciados quanto de UTIs.
Ainda nesta quarta-feira (10), uma solenidade especial no aeroporto de São Miguel do Oeste, onde sete novas ambulâncias foram entregues para reforçar a rede de atendimento de emergência no Extremo-Oeste, em São Miguel do Oeste. Dentre elas, cinco Unidades de Suporte Básico (USB) foram distribuídas para os municípios de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Itapiranga e Maravilha.
Além disso, São Miguel do Oeste e Romelândia receberam, respectivamente, uma ambulância inter-hospitalar de UTI e uma ambulância para transporte de pacientes entre hospitais. Este investimento foi de R$ 3,8 milhões pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).