keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

SC confirma primeiro caso de febre amarela em 2021

A cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 95% desse público-alvo seja imunizado. A cobertura do Estado está em 70,67%.

X

Uma mulher de 40 anos, moradora da cidade de Taió, no Alto Vale do Itajaí, é a primeira pessoa a ter febre amarela em Santa Catarina em 2021. A confirmação veio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC). A paciente não tinha registro de vacina contra a doença e está internada em Blumenau.

Febre Amarela em SC
A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. Os macacos, por viverem no mesmo ambiente que esses mosquitos, são as primeiras vítimas da doença. “É por isso, que é tão importante que a população notifique a secretaria de saúde do município quando avistar um macaco morto ou doente. Eles sinalizam a presença do vírus na região e norteiam as ações de prevenção e de vigilância”, explica Renata Gatti, bióloga da DIVE/SC.

No ano de 2020, 134 mortes de primatas foram confirmadas com febre amarela.

Prevenção
A vacinação é a melhor forma de se proteger da doença. “A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde”, explica Lia Quaresma Coimbra, gerente de imunização da DIVE/SC.

Todos os moradores do estado com mais de nove meses devem ser imunizados. A cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 95% desse público-alvo seja imunizado. Até o momento, a cobertura vacinal do Estado está em 70,67%.

“A febre amarela é uma doença de evolução rápida. Quadro febril agudo de até 7 dias de duração acompanhado de dor de cabeça intensa, dor abdominal, manifestações hemorrágicas, icterícia e elevação das transaminases podem ser um sinal da doença. Por isso é importante solicitar os exames e seguir o fluxo de atendimento” alerta João Fuck, gerente de zoonoses da DIVE/SC.

Fonte: Clicsc

Geral

Ave da espécie carcará recebe enxerto de penas em SC e volta a voar

Animal foi encontrado no início do mês de fevereiro com as penas das asas cortadas e foi entregue no 2°Batalhão de Polícia Militar, em Chapecó

Geral

Ligação da Interpraias para BR-101 terá restrição a partir desta sexta-feira (18)

Bloqueio é necessário para realização do encaixe da via marginal com a nova ponte sobre o Rio Camboriú

Geral

Vídeo mostra momento em que teleférico cai de estação e mata 14 pessoas

O dono, o diretor e o chefe de operações da empresa que administra o transporte foram presos acusados de homicídio e negligência no dia 26 de maio

Geral

Baleia-jubarte que ficou presa em rede encalha morta em Florianópolis

Baleia foi enterrada na praia com a ajuda de uma máquina retroescavadeira

Geral

Com falta de chuvas, Cataratas do Iguaçu ficam irreconhecíveis e surpreendem turistas

Famoso pelas quedas d’água, falta de chuvas provocou a menor vazão do ano

Mais notícias

Segurança

Caso Lázaro mobiliza 200 policiais, três helicópteros, cães e drones; ‘Serial Killer’ segue foragido

Entenda porque é tão difícil prende o homem mais caçado do Brasil nesses últimos dias

Geral

Ave da espécie carcará recebe enxerto de penas em SC e volta a voar

Animal foi encontrado no início do mês de fevereiro com as penas das asas cortadas e foi entregue no 2°Batalhão de Polícia Militar, em Chapecó