keyboard_backspace

Página Inicial

saude

SC emite alerta aos municípios para conter o vírus da H3N2; Estado registra 33 casos

Vírus H3N2 está sendo chamado de variante Darwin

X

Chegou a 33 o número de casos da variante H3N2 em Santa Catarina. O número foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) nesta quarta-feira (22). Ainda não há confirmação se alguns desses casos têm ligação com o subtipo da variante Darwin.

De acordo com a Dive, até o momento, 56 casos de gripe foram confirmados no Estado, sendo que 53 ocorreram entre fim do mês de novembro e o mês de dezembro. Desses, 33 eram do subtipo H3.

Por conta disso, uma nota de alerta foi enviada a todos os municípios catarinenses nesta quarta, em que a diretoria alerta sobre a necessidade dos serviços de saúde considerarem o vírus da Influenza como um agente de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG), principalmente nos grupos de risco, como crianças, idosos e portadores de comorbidades.

Por isso, a diretoria pede que qualquer caso suspeito seja notificado, para que seja feita a coleta de exames e análise das amostras.

O que é H3N2

O vírus H3N2 está sendo chamado de variante Darwin. Cientistas explicam que a mutação genética que ele apresenta não é a mesma que foi utilizada para a fabricação das vacinas contra a gripe. Consequentemente, a imunidade criada fica mais baixa do que o esperado e faz com que os casos da doença aumentem.

Além disso, o H3N2 pode afetar até mesmo quem já foi vacinado, com sintomas moderados. No entanto, pessoas que não tomaram nenhuma dose de vacina contra a gripe estão mais expostas e podem contrair o vírus com facilidade.

saude

Estudo aponta aumento de bactérias resistentes em UTIs no Paraná

Internações por covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTI) do estado do Paraná favoreceram o aumento na incidência de bactérias multirresistentes nos pacientes, além de crescimento no consumo de antibióticos nas instituições de saúde. Essa […]

saude

Brasil recebe primeiro lote de vacinas contra covid-19 para imunização das crianças

Remessa chegou de madrugada ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas

saude

SC em alerta: Mais uma morte por Influenza é registrada

Essa já é a terceira morte por Influenza A em Santa Catarina

saude

Mercado focado em saúde e bem-estar ganha clínica odontológica e estética com tecnologia de ponta em Balneário Camboriú

Atenta ao crescimento deste mercado, uma equipe de profissionais com ampla experiência em tratamentos dentários e biomedicina acaba de inaugurar uma estrutura especialmente preparada para o atendimento odontológico premium e diferentes tipos de procedimentos estéticos em Balneário Camboriú

Mais notícias

Segurança

Foragido por feminicídio em SC é preso no Paraná

Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI/PCSC) de Caçador, em conjunto com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba, cumpriram na tarde […]

Segurança

Polícia deflagra operação em combate ao tráfico de drogas em SC

Na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Joinville, em parceria com a Polícia Militar de Itapoá, deflagrou a Operação “Integração” na cidade […]