A Defesa Civil e a Epagri Ciram emitiram alerta sobre mudanças significativas no clima em Santa Catarina nos próximos dias. Um ciclone no oceano e uma massa de ar frio chegarão ao estado, provocando uma queda brusca na temperatura e ventos fortes de até 100 km/h. Na noite de terça-feira (18), a temperatura começou a cair e a quarta-feira (19) será de sol entre nuvens, com chuviscos isolados à tarde e à noite.
As regiões catarinenses terão ventos intensos soprando do quadrante oeste na quarta-feira, com rajadas mais fortes previstas para a tarde. A ventania continuará na quinta-feira (20), principalmente no Planalto Sul e Litoral, com rajadas de 60 a 100 km/h. Apesar do risco de destelhamentos e quedas de árvores, a Defesa Civil considera a situação como baixo a moderado.
Entre quinta (21) e sexta-feira (22), a temperatura cairá ainda mais, com possibilidade de temperaturas negativas no amanhecer e geada em algumas áreas. A Epagri estima mínimas entre -1°C e 4°C, com temperaturas mais amenas no Litoral, entre 8°C e 14°C. As áreas altas do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul deverão registrar geadas.
Apesar do tempo frio e ventoso, a quinta e sexta-feira devem ser ensolaradas, graças à atuação de uma massa de ar seco e frio no Sul do Brasil. A população deve ficar atenta às informações da Defesa Civil e tomar as precauções necessárias para se proteger do clima adverso.