keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

SC espera ‘veranico’ no fim de semana antes de nova queda nas temperaturas

Temperaturas devem continuar a subir em Santa Catarina até o final da semana

Imagem mostra vista de prédios e ao fundo o mar com céu nublado X
Foto: Camila Diel/ Clicsc
Siga-nos no google-news

O estado de Santa Catarina deve experimentar um breve “veranico” antes da chegada de uma nova frente fria, segundo as previsões meteorológicas da Epagri/CIRAM e Defesa Civil. As temperaturas, que vêm subindo devido à influência do aquecimento pré-frontal da massa de ar que antecede a frente fria, devem continuar a subir até o final da semana.

Nesta quarta-feira (19), a nebulosidade continuará predominando em Santa Catarina, devido à influência da umidade do oceano. No Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Serra, há condições para chuvas isoladas e de fraca intensidade. Não se espera que os acumulados sejam significativos e não há risco para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas desta manhã variaram entre 3 e 14°C, dependendo da localização. No período da tarde, as máximas variam de 13 a 17°C na maioria das áreas, chegando aos 20°C no Oeste. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, predominantemente do quadrante leste.

Na quinta-feira (20), o centro-leste de Santa Catarina deve continuar com predomínio de nebulosidade devido à circulação marítima. As temperaturas oscilarão entre 7 e 16°C, com máximas no período da tarde variando entre 17 e 25°C. Os ventos continuarão a soprar do quadrante leste e nordeste, com fraca a moderada intensidade.

Na sexta-feira (21), o sol volta a aparecer no Oeste e no Planalto Norte. As temperaturas seguem baixas no amanhecer, variando entre 7 e 19°C. No entanto, as temperaturas da tarde voltam a se elevar, ultrapassando os 25°C no Oeste e Litoral Sul.

No sábado (22), o sol volta a predominar em todo o estado. As temperaturas permanecem amenas durante a manhã, mas se elevam gradativamente até a tarde, ultrapassando os 26°C no Extremo Oeste.

O domingo (23) promete ser semelhante ao sábado, mas com o calor se intensificando ainda mais durante a tarde. As máximas devem ser bastante elevadas para a época do ano, atingindo os 25°C em praticamente todas as regiões, e se aproximando dos 30°C no Extremo Oeste.

Este breve período de temperaturas elevadas, conhecido como “veranico”, é resultado da influência do aquecimento pré-frontal da massa de ar que antecede uma frente fria. Este “veranico” deve persistir até o final da semana.

No entanto, a partir do dia 27, quinta-feira, uma nova frente fria, originária do Polo Sul, está prevista para chegar a Santa Catarina. Esta frente fria trará consigo a volta da chuva, com atenção especial ao sul do Estado.

Segundo a Epagri, espera-se que essa frente fria seja seguida por uma massa de ar polar, o que pode levar a uma nova queda nas temperaturas em todo o estado. Portanto, os catarinenses devem aproveitar o breve “veranico” enquanto dura, pois uma nova onda de frio está a caminho.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Tempo

Alerta para onda de calor em SC! Domingo pode registrar até 40ºC

Até a próxima quinta-feira (12) as temperaturas ficarão altas e com baixa umidade do ar

Tempo

Chuva preta pode atingir o Sul do Brasil nos próximos dias

Fenômeno causado por queimadas afeta agricultura e saúde

Tempo

Veranico traz temperaturas acima de 30º C no fim de semana em SC

O auge do calor está previsto para domingo (18)

Tempo

Frente fria chega ao Litoral Norte nesta semana

Apesar do frio, não há previsão de chuvas fortes na região

Mais notícias

Eventos

A Lez a Lez lança linha ‘Move’, que une Fitness e Wellness, com evento exclusivo na Praia Brava, em Itajaí

Lançamento no litoral catarinense terá atividades físicas, bem-estar e degustação de produtos para os convidados; evento será no próximo sábado (21), no Hike Brava Beach Club

Segurança

Integrantes de facção criminosa são condenados por homicídios em Joinville

Acusados participaram de uma ação coordenada que resultou na morte de dois afiliados de facção rival.