Santa Catarina está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para o Papilomavírus Humano (HPV), essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres. Segundo informações do Ministério da Saúde, o estado alcançou uma cobertura impressionante de 94% para meninas de 9 a 14 anos, superando a meta nacional de 90%. Para os meninos na mesma faixa etária, a cobertura está em 75%, com esforços em andamento para alcançar também a meta de 90%.
Diogo Demarchi, secretário de Estado da Saúde, ressaltou a tradição de Santa Catarina em manter altas taxas de cobertura vacinal e a importância de continuar avançando nas ações de prevenção. Ele também mencionou a recente mudança na administração da vacina contra o HPV, que agora é aplicada em dose única, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Além disso, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra o HPV. Desde o início deste mês, pessoas de 15 a 45 anos que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) estão elegíveis para a vacina. Essa medida visa a proteção adicional contra o vírus, que está associado a vários tipos de câncer em homens e mulheres e ao desenvolvimento de verrugas anogenitais.
A vacinação também foi estendida a vítimas de violência sexual e pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) na faixa etária de 9 a 45 anos, e a partir dos 2 anos de idade, respectivamente. Estas medidas fazem parte de uma estratégia ampliada para combater as complicações causadas pelo HPV.
Com essas ações, Santa Catarina continua a liderar no campo da saúde preventiva, mostrando o compromisso do estado com a saúde pública e a prevenção de doenças que podem ser evitadas através da vacinação.