keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

SC está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para HPV

A vacina é essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres

X
Foto: Agência Brasil/ Reprodução
Siga-nos no google-news

Santa Catarina está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para o Papilomavírus Humano (HPV), essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres. Segundo informações do Ministério da Saúde, o estado alcançou uma cobertura impressionante de 94% para meninas de 9 a 14 anos, superando a meta nacional de 90%. Para os meninos na mesma faixa etária, a cobertura está em 75%, com esforços em andamento para alcançar também a meta de 90%.

Diogo Demarchi, secretário de Estado da Saúde, ressaltou a tradição de Santa Catarina em manter altas taxas de cobertura vacinal e a importância de continuar avançando nas ações de prevenção. Ele também mencionou a recente mudança na administração da vacina contra o HPV, que agora é aplicada em dose única, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Além disso, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra o HPV. Desde o início deste mês, pessoas de 15 a 45 anos que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) estão elegíveis para a vacina. Essa medida visa a proteção adicional contra o vírus, que está associado a vários tipos de câncer em homens e mulheres e ao desenvolvimento de verrugas anogenitais.

A vacinação também foi estendida a vítimas de violência sexual e pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) na faixa etária de 9 a 45 anos, e a partir dos 2 anos de idade, respectivamente. Estas medidas fazem parte de uma estratégia ampliada para combater as complicações causadas pelo HPV.

Com essas ações, Santa Catarina continua a liderar no campo da saúde preventiva, mostrando o compromisso do estado com a saúde pública e a prevenção de doenças que podem ser evitadas através da vacinação.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Saúde

Após dois mandatos na ACM, Ademar Paes Junior é candidato à presidência da Unimed Grande Florianópolis

As eleições na entidade serão realizadas no dia 25 deste mês por sistema remoto e vão mobilizar 1,9 mil médicos que atuam na região; “tecnologia será aliada na nossa gestão”, aponta

Grande Florianópolis, Saúde

Inovação na saúde: médicos catarinenses trazem solução definitiva para o suor excessivo

Grupo CirTor traz a Santa Catarina o procedimento não cirúrgico mais avançado no mundo 

Saúde

Unidade Básica de Saúde Morretes II realiza mutirão de vacinação neste sábado

Ação ocorre das 8h às 16h45 na unidade, localizada na Rua 406 H1

Saúde

Luciano Hang passa por cateterismo e alerta sobre saúde preventiva

Empresário realizou procedimento no coração sem apresentar sintomas

Saúde

Projeto social instala totens com protetor solar gratuito em praias de Florianópolis

Ação faz parte do projeto "Sua Pele é um Luxo", criado pela empresária Manu Berger para conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele