keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

SC está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para HPV

A vacina é essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres

X
Foto: Agência Brasil/ Reprodução
Siga-nos no google-news

Santa Catarina está entre os três estados brasileiros com maior cobertura vacinal para o Papilomavírus Humano (HPV), essencial na prevenção do câncer de colo do útero, um dos cânceres mais comuns entre mulheres. Segundo informações do Ministério da Saúde, o estado alcançou uma cobertura impressionante de 94% para meninas de 9 a 14 anos, superando a meta nacional de 90%. Para os meninos na mesma faixa etária, a cobertura está em 75%, com esforços em andamento para alcançar também a meta de 90%.

Diogo Demarchi, secretário de Estado da Saúde, ressaltou a tradição de Santa Catarina em manter altas taxas de cobertura vacinal e a importância de continuar avançando nas ações de prevenção. Ele também mencionou a recente mudança na administração da vacina contra o HPV, que agora é aplicada em dose única, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Além disso, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo da vacinação contra o HPV. Desde o início deste mês, pessoas de 15 a 45 anos que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) estão elegíveis para a vacina. Essa medida visa a proteção adicional contra o vírus, que está associado a vários tipos de câncer em homens e mulheres e ao desenvolvimento de verrugas anogenitais.

A vacinação também foi estendida a vítimas de violência sexual e pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) na faixa etária de 9 a 45 anos, e a partir dos 2 anos de idade, respectivamente. Estas medidas fazem parte de uma estratégia ampliada para combater as complicações causadas pelo HPV.

Com essas ações, Santa Catarina continua a liderar no campo da saúde preventiva, mostrando o compromisso do estado com a saúde pública e a prevenção de doenças que podem ser evitadas através da vacinação.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Saúde

Médica de Florianópolis traz para SC equipamento revolucionário na avaliação de pele

Aparelho Focuskin Contourline utiliza Inteligência Artificial (IA) para analisar condições da pele

Saúde

Com alusão ao Outubro Rosa, médica de Florianópolis participa de evento sobre Saúde da Mulher em Balneário Camboriú

Cirurgiã geral e referência em beleza e gerenciamento do envelhecimento, a Dra. Carol Berger compartilhou seus conhecimentos durante a 1ª Campanha de Valorização e Saúde da Mulher, no Expocentro Balneário Camboriú

Saúde

Clima seco do inverno faz com que organizações recomendem manter ambientes internos úmidos

Climatizador evaporativo desenvolvido por empresa de Barra Velha (SC) é capaz de aumentar até 100% a umidade do ambiente

Saúde

Joinville começa produção de mosquitos que combatem a dengue; saiba detalhes

Nos próximos dias, as larvas passarão pelo processo de ser tornarem mosquitos para serem soltos

Saúde

Criciúma tem projeto pioneiro para tratamento de usuários de crack em prisões

A iniciativa visa reduzir a reincidência criminosa por meio do tratamento do vício

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas