keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

SC: Geoparque dos Cânions do Sul passará por avaliação da Unesco por reconhecimento mundial

Sete municípios que integram a região dos cânions receberão em breve a visita de profissionais responsáveis pela avaliação

X
Siga-nos no google-news

O território dos Cânions do Sul está a um passo de ser reconhecido como Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os sete municípios que integram a região dos cânions receberão em breve a visita de profissionais responsáveis pela avaliação que vai definir sobre a chancela da agência. A novidade foi anunciada pelo prefeito de Torres e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Carlos Souza.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Renê Meneses, destacou o trabalho conjunto realizado entre os municípios e também o Governo de Santa Catarina. Recentemente, o Estado realizou melhorias na infraestrutura turística, ações preponderantes para uma possível chancela da Organização. Os investimentos na sinalização turística e na pavimentação da Serra do Faxinal irão proporcionar maior segurança e conforto no acesso ao Geoparque.

“Estamos há muito tempo trabalhando em conjunto com os municípios catarinenses e, de uma forma indireta, com os municípios gaúchos que também integram a região. Esse local é de uma beleza rara, que precisa ser preservado e aproveitado de forma sustentável ao máximo pela humanidade. Ter a chancela de Geoparque da Unesco significa que estamos no caminho certo para a preservação e um turismo que respeita o meio ambiente – disse o presidente da Santur.

“Os avaliadores estarão percorrendo todos os sete municípios do Geoparque para observar in loco o nosso trabalho como Geoparque. O objetivo é verificar se estamos de fato atuando de acordo com as diretrizes do Programa de Geoparques da Unesco que envolve principalmente temas como: a valorização do nosso patrimônio geológico e cultural, a educação e o turismo sustentável”, destacou o presidente do Consórcio.

Conforme documento enviado pela Unesco, a missão será realizada por dois avaliadores. A equipe do Geoparque está em tratativas para definir a melhor data de acordo com a disponibilidade dos profissionais. O resultado sobre a chancela sairá no próximo ano. Caso receba o reconhecimento, o Geoparque Cânions do Sul passa a fazer parte da Rede Global de Geoparques, o que representa principalmente novas oportunidades de divulgação do território e valorização do turismo sustentável na região, entre outros benefícios.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Turismo

Space Adventure de BC que terá 300 itens originais da NASA deve inaugurar em março

Espaço, que se estende por quatro mil metros quadrados, promete oferecer uma experiência única aos visitantes

Turismo

Descubra seu destino astral; viaje de acordo com o seu signo

A companhia aérea Delta conversou com Lisa Stardust, especialista em astrologia, para combinar cada signo do zodíaco aos seus destinos ideais para viajar em 2024

Mais notícias

Geral

Chuva de meteoros Líridas terá pico nesta segunda-feira (22)

O melhor momento para observação do fenômeno será por volta das 4h da manhã

Segurança

Mulher morre afogada na Praia da Pinheira em Palhoça

O Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de reanimação, mas a vítima não resistiu