keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

SC retoma vacinação da COVID-19 em gestantes e puérperas com comorbidades com Coronavac e Pfizer

A aplicação de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, neste momento, para este público, permanece suspensa.

X
 NoSystem images/Getty Images

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC), em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (12), com profissionais de diversas áreas da saúde, decidiu retomar a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades com as vacinas dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer. A aplicação de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, neste momento, para este público, permanece suspensa.

Para as gestantes e puérperas sem comorbidades,a imunização, com qualquer vacina contra a COVID-19, fica temporariamente suspensa. A decisão segue orientação do Programa Nacional de Vacinação (PNI), do Ministério da Saúde. As orientações do estado para os municípios catarinenses estão na Nota Técnica 19 – DAPS/DIVE/DIVS/SUV/SES.

“Considerando que o risco benefício da vacinação deste grupo é altamente favorável e tem como principal objetivo proteger grávidas e puérperas, o estado optou por seguir a recomendação do Ministério da Saúde e dar continuidade à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades com as outras vacinas que temos à disposição neste momento”, esclarece o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Para que possam ser vacinadas, as gestantes e puérperas com comorbidades devem comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de relatório médico com a prescrição da vacina COVID-19, após análise conjunta entre médico e paciente, da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina.

Com relação às grávidas e puérperas que já tomaram a primeira dose da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, a Secretaria de Saúde aguarda recomendações do Programa Nacional de Vacinação (PNI), do Ministério da Saúde. Até que isso ocorra, a aplicação da segunda dose da vacina deste fabricante fica suspensa.

A SES também orienta, na Nota Técnica, que os municípios monitorem as gestantes e puérperas que já receberam as vacinas contra a COVID-19, notificando imediatamente quaisquer Eventos Adversos Pós-Vacinação.

Entenda o caso

No dia 11 de maio de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão da vacinação de gestantes contra a COVID-19 com a vacina AstraZeneca/Fiocruz como medida de precaução e, com base na indisponibilidade de dados mais robustos relacionados à segurança de uso dessa vacina nessa população.

Esta recomendação é resultado do monitoramento contínuo de eventos adversos das vacinas contra a COVID-19 em uso no país realizado pela Anvisa, que identificou uma suspeita de evento adverso grave envolvendo gestante que recebeu a vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz.

Dessa forma, o PNI, em atendimento a orientação da Anvisa, comunicou a suspensão temporária da vacinação de gestantes e puérperas com as vacinas COVID-19 produzidas pelo laboratório Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. De forma adicional, orientou também a suspensão temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades com qualquer imunizante.

Fonte: Clicsc

coronavirus

“Arraiá da Vacinação” atrai moradores para imunização contra a Covid-19 em Itapema

Para se vacinar é necessário ter feito o pré-cadastro no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br) e estar com documento de identificação e cartão SUS

coronavirus

SC recebe mais 153,8 mil doses de vacina contra a Covid-19

O estado já recebeu um total de 3.825.750 doses desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

coronavirus

Itapema realiza “Arraiá de Vacinação” contra a Covid-19 neste sábado (19)

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado (19/06) o Arraiá da Vacinação, com a distribuição de 500 senhas, a partir das 8h. O objetivo é incentivar as pessoas a comparecerem na vacinação contra o coronavírus. […]

coronavirus

SC atinge marca de 3 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas

O Governo de Santa Catarina deve receber na sexta-feira (18), mais 85.410 da vacina do fabricante Pfizer e 68.400 doses da vacina Coronavac contra a Covid-19.

Mais notícias

Segurança

Com fuzil, deputada de Goiás sobe em helicóptero e dispara: “Eu vou te pegar, Lázaro”

A publicação, que somava cerca de 60 mil visualizações no fechamento desta matéria, gerou críticas dos seguidores da deputada no Instagram

Geral

Família faz piquenique fora do carro durante congestionamento na BR-101

Para driblar a fome, uma família que viaja no congestionamento montou um piquenique ali mesmo, na rodovia