Em alerta vermelho, Santa Catarina se prepara para enfrentar intensas chuvas nos próximos quatro dias. Segundo a Defesa Civil do Estado, até a quinta-feira (13), espera-se precipitação acima da média total prevista para todo o mês de julho.
Nesta segunda-feira (10), a Defesa Civil divulgou que a expectativa é de 150 mm de chuva no estado, sendo que a situação mais crítica deve ocorrer na região Sul.
Em comparação, a previsão de chuva para todo o mês de julho era de 127 mm. No Vale do Itajaí e Norte do estado, os valores mensais previstos variam de 90 a 130 mm. No Grande Oeste e Planalto Sul, a precipitação estimada oscila entre 110 a 180 mm.
A chuva, de acordo com a Defesa Civil, aparecerá na forma de temporais, intensos com raios e rajadas de vento. Há risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas, ventos intensos e granizo de forma pontual.
Os acumulados elevados podem ocasionar até deslizamentos em várias regiões de Santa Catarina. As condições adversas são resultado da atuação de uma frente fria e instabilidades na região, intensificadas pela formação de um ciclone extratropical, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Felipe Theodorovitz, meteorologista-chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, ao ser questionado sobre as medidas de prevenção de desastres, afirmou que a pasta tem enviado alertas para informar os catarinenses sobre os riscos da chuva.
A Defesa Civil já tinha divulgado há algumas semanas que o fenômeno El Niño poderia alterar as condições de chuvas no Estado, pois este fenômeno pode intensificar o volume de chuvas, dependendo da região.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas