keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

SC tem 120 leitos de UTI parados por falta de profissionais e de medicamentos

Segundo secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, Estado já possui equipamentos e recursos necessários

Siga-nos no google-news

O secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, disse nesta terça-feira (18), que Santa Catarina tem mais de 120 leitos de UTI quase prontos para operar, com macas, respiradores e outros equipamentos necessários. As unidades só não são colocadas na ativa por falta de profissionais e de medicamentos. 

“Eu tenho hoje mais de 120 leitos de UTI que poderiam ser ativados no Estado, que já tem recurso financeiro disponibilizado, já têm equipamentos disponibilizados aos hospitais, mas existe uma dificuldade pontual de RH, de insumos, de medicamentos específicos”, disse. 

Para contornar o problema, o governo do Estado está com vagas abertas para contratação de trabalhadores da saúde em diversas unidades. Além disso, busca atender a logística necessária para garantir o suprimento de remédios do chamado kit intubação. A falta de medicamentos está sendo questionada pelo Ministério Público estadual, que pede na Justiça mais transparência do Executivo. 

“O Ministério Público quer informações que o Estado não tem condições de fornecer sozinho. São 56 hospitais e somente 13 são de gestão estadual. Os outros são municipais ou filantrópicos. Não temos conseguido dar o quantitativo, ver o estoque e saber o consumo médio”, acrescentou. 

O MP pediu que o governo detalhasse o consumo dos remédios do chamado kit intubação, como os sedativos. O objetivo é garantir o tratamento adequado à Covid. Segundo o órgão, a falta de alguns medicamentos fez com que pacientes fossem tratados com outras substâncias, correndo mais risco. 

A fim de diminuir a presença em leitos de UTI, Motta Ribeiro tem defendido o diagnóstico e tratamento precoce contra a Covid. Para isso, aposta em aumento da testagem com auxílio da iniciativa privada. “Nós precisamos evitar a segunda onda da doença. Onde ela aconteceu, foi cruel”, disse.

Além disso, afirmou que após o pico de Coronavírus o Estado terá uma “segunda pandemia”, desta vez de cirurgias eletivas que foram suspensas. Isso deve manter o alto nível de atendimento das unidades hospitalares e a demanda por profissionais da área. 

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Geral

Semana Santa: Saiba o que fazer e onde comer no feriadão de Páscoa em Florianópolis

Menus especiais de frutos do mar, ovos de Páscoa, brincadeiras infantis, shows musicais. De Norte ao Sul da Ilha, confira algumas opções de programação para toda família

Geral

Veja sobre o Submarino Tonelero será lançado ao mar hoje

Após o lançamento ao mar, a embarcação passará por uma série de testes para avaliação de seus sistemas de combate, navegação e estabilidade em alto mar

Geral

Moradores de Barra Velha vão receber sardinha de graça na véspera de Sexta-feira Santa

Serão distribuídas gratuitamente 5 toneladas de sardinha congelada

Geral

Sucuri de sete metros que foi gravada com holandês é encontrada morta

A serpente foi localizada com seu corpo significativamente inchado; ela era protagonista de diversos documentários

Mais notícias

Tempo

Temperaturas podem chegar aos 30ºC no feriado de Páscoa em SC

Previsão indica possibilidade de chuva em algumas regiões do estado